• 08, Octubre - 2021
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Estudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivísticas: o caso do arquivo do Senado Federal
    • Thailine de Almeida Leite
    • Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a):  Thailine de Almeida Leite

Título: “Estudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivísticas: o caso do arquivo do Senado Federal”

Data: 08/10/2021

Horário: 10H00

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (Presidente)

Dra. Andréa Vasconcelos Carvalho (UFRN)

Dra. Cynthia Roncaglio

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/lH6CBe3CJMmx

Resumo:  Trata das necessidades de informação dos gestores de Arquivo de unidades arquivísticas que compõem o Arquivo do Senado Federal. A abordagem metodológica do estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo e adota como estratégia de investigação o estudo de caso. Discute a relação entre a informação, o gestor de arquivo e seu ambiente de atuação no processo de tomada de decisão, destacando que o atendimento das demandas informacionais dos gestores de unidades arquivísticas promove a melhoria de suas decisões e do cumprimento de suas atribuições. Discorre sobre a gestão da informação como ferramenta de agregação de valor à informação e de desenvolvimento dos processos da unidade arquivística. Foca na relevância do estudo de usuários de arquivo na elaboração e aperfeiçoamento dos produtos e serviços da unidade e na satisfação dos usuários da informação. A coleta de dados junto aos gestores das unidades arquivísticas da amostra foi realizada através de entrevista estruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que dificultam o acesso, uso e busca da informação pelos gestores para sua tomada de decisão, impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das atividades e aperfeiçoamentos a serem executados quanto à interação dos gestores com os usuários do Arquivo. A pesquisa expõe as principais transformações administrativas ocorridas no Arquivo do Senado Federal desde a sua criação e apresenta análise SWOT realizada no ambiente estudado para elaboração de diagnóstico estratégico e proposição de aprimoramentos. Através dos resultados obtidos, é apresentado um protocolo de identificação de necessidades informacionais para unidades arquivísticas, desenvolvido para obtenção de informações através do monitoramento ambiental, da análise do comportamento informacional dos gestores e do atendimento às expectativas dos usuários das unidades, com o objetivo de promover melhorias nos produtos e serviços informacionais oferecidos pelas unidades arquivísticas.

Palavras-Chave: gestão da informação; necessidades informacionais; estudo de usuários de arquivo; gestor de arquivo; unidade arquivística; arquivo; tomada de decisão.