• 29, Octubre - 2021
    • RELATÓRIO INTERMEDIÁRIO DE MESTRADO
    • Delineando trajetória através da roupa: o vestido de Maria Augusta Rui Barbosa
    • Gabriela Lucio de Sousa
    • Dra. Maria Margaret Lopes
    • RELATÓRIO INTERMEDIÁRIO DE MESTRADO

Aluno(a): Gabriela Lucio de Sousa

Título: Delineando trajetória através da roupa: o vestido de Maria Augusta Rui Barbosa

Data: 29/10/2021

Composição da banca:

Dra. Maria Margaret Lopes

Dra. Mariana Moraes de Oliveira Sombrio (UFABC)

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes

Dra. Silmara Kuster de Paula Carvalho (suplente)

Vídeo conferência: https://join.skype.com/ibQrT2uGIhWz

Resumo: Essa dissertação estuda os objetos do acervo do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB) que pertenceram a Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), conhecida por seu nome após o casamento com Rui Barbosa (1849 – 1923) – Maria Augusta Rui Barbosa. Em especial centramos a atenção na proposta de uma primeira identificação do que seria a “Coleção Maria Augusta Rui Barbosa” e particularmente em um vestido em cetim de seda preta com estampa branca. Para tanto mostrou-se necessário caracterizar os objetos relacionados a Maria Augusta – aqui tratados como uma coleção, mas não entendidos pelo MCRB dessa forma – bem como compreender a própria Maria Augusta Rui Barbosa, considerando ser ela a origem dos objetos. Além do acervo, serão analisados também registros fotográficos da iconografia da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Palavras-Chave: Casa de Rui Barbosa; Maria Augusta Rui Barbosa; coleções; gênero