• 16, Noviembre - 2021
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Foto e informação: a relação do ciclo da informação e o uso da fotografia na Empresa Brasil de Comunicação
    • Elaine Torres Américo
    • Dr. André Porto Ancona Lopez
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Elaine Torres Américo

Título: “Foto e informação: a relação do ciclo da informação e o uso da fotografia na Empresa Brasil de Comunicação”

Data: 16/11/2021

Dr. André Porto Ancona Lopez (Presidente)

Dra. Telma Campanha de Carvalho Mádio (UNESP)

Dra. Eliane Braga de Oliveira

Dra. Maria Margaret Lopes (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/raiOQk2nrU2M

Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar as fases e representar graficamente o ciclo da informação percorrido pela fotografia jornalística digital armazenada no repositório de imagens denominado “Foto Agência” e difundida pela Agência Brasil, a agência de notícias da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Inserido no corpus teórico da Ciência da Informação e baseado no ciclo da informação defendido por Saraiva (2017), apresenta como problema mapear o ciclo da informação relacionado à fotografia digital utilizada na difusão de informações na EBC, mais precisamente por sua agência de notícias. O estudo objetivou, assim, delimitar as quatro fases correspondentes ao ciclo: na primeira fase, gênese, investigou quais atividades e elementos contribuem para a produção fotográfica institucional, considerando o arcabouço conceitual da Ciência da Informação; na segunda fase, correspondente à organização, identificou quais atividades inerentes à representação da informação e armazenamento fotográficos são realizadas no repositório de imagens; no terceiro momento, correspondente à recuperação, identificou os elementos que viabilizam a busca e recuperação dos registros fotográficos pela perspectiva do usuário informacional do repositório de imagens e por fim, na última fase, a comunicação/difusão da informação, objetivou analisar o uso e a divulgação das fotografias pela agência de notícias em seu portal institucional. A pesquisa se estruturou, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, por meio da observação sistematizada do repositório de imagens e aplicação de um roteiro para análise da amostra fotográfica. Essa estratégia viabilizou a identificação de algumas atividades e práticas relativas ao uso da fotografia e ao ciclo da informação. Como resultado, esta pesquisa apresenta graficamente o ciclo da informação percorrido pela fotografia digital nas quatro fases supracitadas, nas quais foi possível comparar a realização das atividades na EBC e o modelo conceitual apresentado.

Palavras-Chave: Ciclo da informação. Comunicação. Empresa Brasil de Comunicação. Fotojornalismo.