• 14, Diciembre - 2021
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • VANTAGENS DE CITAÇÃO, ALTMÉTRICAS E SUAS CORRELAÇÕES EM ARTIGOS DE ACESSO ABERTO: ANÁLISE DOS TIPOS DE ACESSO E DE PRÉ-PUBLICAÇÕES NA TEMÁTICA COVID-19
    • Larissa De Araújo Alves
    • Dr. João de Melo Maricato
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Larissa De Araújo Alves

Título: VANTAGENS DE CITAÇÃO, ALTMÉTRICAS E SUAS CORRELAÇÕES EM ARTIGOS DE ACESSO ABERTO: ANÁLISE DOS TIPOS DE ACESSO E DE PRÉ-PUBLICAÇÕES NA TEMÁTICA COVID-19

Data: 14/12/2021

Dr. João de Melo Maricato (presidente)

Dr. Fernando César Lima Leite

Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival (UFScar)

Dr. Dalton Lopes Martins (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/gKRXV7WFF8hb

Resumo: O estudo proposto busca investigar aspectos inseridos ou relacionados ao arcabouço da comunicação científica, área relevante para o desenvolvimento da Ciência da Informação (CI). Preocupa-se com o corpo de conhecimentos relacionados à origem, coleção, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação, e utilização da informação. A presente pesquisa realiza aproximações com questões de interesse da comunicação científica. O volume de publicações científicas, diferenças entre áreas do conhecimento e tempo necessário para evolução da ciência são pontos que chamam atenção no que se refere à produção científica de COVID-19 e que podem ser observados sob os mais diversos prismas. Isto posto, busca-se aproximar a discussão sobre o fenômeno mundial que tem afetado a sociedade nas mais variadas áreas da perspectiva informacional vigente na CI. A realização desta pesquisa também visa contribuir com a reflexão e a discussão sobre os aspectos associados às hipóteses de vantagens de acesso acerto (OACA) e vantagens de citação (OAAA) no contexto nacional. Existe uma carência de aprofundamento de estudos sobre OACA no campo das Ciências Sociais Aplicadas, em especial, na CI. Assim, abordagem sobre as vantagens de acesso aberto almejada pelo presente trabalho busca incrementar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do movimento de acesso aberto (MAA), acrescentando novas interpretações e análises vinculadas a esse fenômeno significativo para a comunicação científica. O desenvolvimento de estudos por meio da aplicação de abordagens bibliométricas fornece colaborações significativas para resolução de crises de saúde, uma vez que propiciam a visualização dos esforços empenhados no entendimento dos surtos causados por doenças. Dada a alta demanda por informações e a dinamicidade de produção científica vinculada ao contexto oriundo dos desdobramentos causados pela COVID-19, os primeiros estudos bibliométricos sobre essa doença foram desenvolvidos logo após a declaração do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). De modo a contribuir com as investigações já desenvolvidas, este trabalho propõe ampliar o recorte temporal da pesquisa bibliométrica sobre COVID-19 a fim de observar novos desdobramentos e possibilidades eclodidas após o período inicial de disseminação da doença.

Palavras-Chave: Altmetria, Bibliometria, Citação, Acesso Aberto.