• 12, Mayo - 2022
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Prontuário Eletrônico do Paciente: a contribuição da Arquivística, da Blockchain e dos Smart Contracts para a sua gestão
    • Andréia de Castro Costa Xavier
    • Dr. Claudio Gottschalg Duque
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Andréia de Castro Costa Xavier

Título: “Prontuário Eletrônico do Paciente: a contribuição da Arquivística, da Blockchain e dos Smart Contracts para a sua gestão”

Data: 12/05/2022

Vídeo Conferência:

Dr. Claudio Gottschalg Duque  (presidente)

Dra. Ivette Kafure Muñoz

Dr. Hervaldo Sampaio Carvalho (FM/UnB)

Dr. André Porto Ancona Lopez (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/nrp2BXw1EEdw

Resumo: O prontuário eletrônico do paciente é um dos elementos que constitui a base de apoio para os avanços tecnológicos na área de Saúde 4.0, expressão alusiva à Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. As inovações nessa área contemplam o emprego de robótica, inteligência artificial e conectividade para a prestação de serviços ao paciente. Por ser um documento arquivístico, o prontuário eletrônico do paciente deve fazer parte de uma gestão arquivística de documentos para receber o tratamento técnico adequado. Esta pesquisa tem como pressuposto o fato de que o emprego de métodos arquivísticos e das tecnologias Blockchain e Smart Contracts pode contribuir para a gestão dos prontuários eletrônicos do paciente. Os aspectos contemplados por essa gestão se referem à produção, uso e destinação dos prontuários bem como à proteção, segurança e privacidade dos seus dados. A busca sistemática da literatura e os estudos das obras referentes à Arquivologia foram os métodos utilizados para identificar e descrever as atividades de uma gestão arquivística de documentos bem como os atributos das tecnologias Blockchain e Smart Contracts e a relação entre estes temas com a gestão dos prontuários. A pesquisa teve um caráter aplicado, exploratório, bibliográfico e qualitativo e identificou a necessidade de maior participação dos arquivistas em pesquisas relativas à gestão arquivística de documentos associada às tecnologias Blockchain e Smart Contracts como contribuição à evolução dessa temática, incluindo os prontuários eletrônicos do paciente.

Palavras-Chave: Prontuário eletrônico do paciente. Arquivística. Organização da informação. Arquitetura da Informação. Blockchain. Smart Contracts. Saúde 4.0.