• 14, Septiembre - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • Meta-auditoria: uma proposta de arquitetura da informação para auditoria governamental à luz da tecnologia de arquivos distribuídos
    • André Ferrari de Aquino
    • Dr. Claudio Gottschalg Duque
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): André Ferrari de Aquino

Título: Meta-auditoria: uma proposta de arquitetura da informação para auditoria governamental à luz da tecnologia de arquivos distribuídos

Horário e data: 14 de setembro de 2022, às 15h00

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dr. Claudio Gottschalg Duque (presidente)

Dra. Ivette Kafure Muñoz

Dr. Tomás Roberto Cotta Orlandi (ECT)

Dr. André Porto Ancona Lopez (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/hnJnZKjbHvDx

Resumo: Marcos regulatórios recentes, como a Lei Complementar nº 101 e a Lei  nº 12.527, conhecidas, respectivamente, como Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação, mostram o contexto de tentativa de melhoria na transparência dos atos e gastos do governo. Contribuir com essas melhorias está no alvo das atividades de auditoria governamental.  No entanto, o campo possui suas idiossincrasias que necessitam ser analisadas sem paixões ou viés, com método e rigor científico. Afloram então problemas relacionados à segurança, à integridade e à transparência da informação em ambientes de auditoria interna governamental. A resposta de solução para essa hipótese parece estar no encontro entre a Ciência da Informação, a Auditoria e um dos ferramentais oriundos da Tecnologia da Informação, a Distributed Ledger Technology (DLT). Desta maneira, a pesquisa avalia em que medida a Ciência da Informação é capaz de promover uma Arquitetura da Informação para Auditoria Interna Governamental, à luz da Tecnologia de Arquivos Distribuídos, que possibilite um ambiente de auditoria com segurança, integridade e transparência de dados. Deste objetivo principal se desdobram os seguintes objetivos específicos: OE1 - Identificar componentes da arquitetura da informação proposta; OE2 - Correlacionar modelos científicos com a arquitetura da informação proposta e OE3 - Descrever a integração conceitual da DLT à arquitetura da informação proposta.

Palavras-Chave: Organização da informação. Linguística computacional. Corpus. Governo. Arquitetura da Informação