• 04, Noviembre - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS PROFILAXIAS PRÉ E PÓS EXPOSIÇÃO AO HIV NO BRASIL E NA FRANÇA: UM OLHAR A PARTIR DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE PESQUISADORES
    • Élton Mártires Pinto
    • Dr. Fernando César Lima Leite
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Élton Mártires Pinto

Título: PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS PROFILAXIAS PRÉ E PÓS EXPOSIÇÃO AO HIV NO BRASIL E NA FRANÇA: UM OLHAR A PARTIR DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE PESQUISADORES

Data: 04 de novembro de 2022

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dr. Fernando César Lima Leite  (Presidente)

Dr. Rodrigo Rabello da Silva (PPGCINF)

Dra. Flávia Moreno Alves de Souza (Ministério da Saúde)

Dra. Marília Augusta de Freitas (UnB) (suplente)

Vídeo Conferência:  https://join.skype.com/n0FgN1WzdgZI

Resumo: A comunicação científica, que diz respeito à produção, distribuição e uso da informação científica, tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. No âmbito da Ciência da Informação, inclui o espectro de atividades desde o momento em que o pesquisador concebe uma ideia até que o conhecimento produzido se torne constituinte do campo científico. As práticas informacionais, por sua vez, têm buscado a compreensão das ações dos sujeitos por meio de processos conscientes e inconscientes, decorrentes de suas interações sociais. Considerando que os processos informacionais não podem existir dissociados dos indivíduos e que é por meio das relações sociais que se deve partir para compreender como e por que os sujeitos agem de certa forma, atribuem sentido e conservam/transformam suas relações, esta pesquisa possui como objeto de estudo a percepção dos pesquisadores em relação à produção, distribuição e uso da informação científica sobre a Profilaxia Pré-Exposição e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, sob a lente das práticas informacionais. No tocante à metodologia, esta investigação adota como recurso teórico-metodológico um modelo conceitual, o qual foi elaborado a partir da relação de conceitos relevantes extraídos da literatura. Possui alegação construtivista, abordagem qualitativa e propósito descritivo. A população do estudo será constituída por pesquisadores do Brasil e da França que possuem como interesse de pesquisa a PrEP e a PEP. Para a coleta de dados será utilizado o método de levantamento e como técnica, a entrevista semiestruturada. Por fim, os dados serão descritos e analisados por meio da codificação, isto é, separação, classificação e síntese por meio de marcadores que representam do que se trata cada segmento de dados.

Palavras-Chave: Comunicação científica; Práticas informacionais; PrEP; PEP; HIV