• 05, Diciembre - 2022
    • TESE
    • Modelo de taxonomia para apoiar o processo decisório da participação cidadã em saúde no Brasil
    • Virgínia de Albuquerque Mota
    • Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • TESE

Aluno (a): Virgínia de Albuquerque Mota

Título: Modelo de taxonomia para apoiar o processo decisório da participação cidadã em saúde no Brasil

Horário e data: 05 de dezembro de 2022, às 09h00.

Composição da banca:

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (presidente)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Dra. Cícera Henrique da Silva (FIOCRUZ)

Dra. Andréa Vasconcelos Carvalho (UFRN)

Dr. João de Melo Maricato (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/ePIRmNulVmpM

Resumo: Apresenta um modelo de taxonomia voltado para a organização e recuperação da informação para apoiar o processo decisório da participação cidadãnas conferências de saúde. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as conferências são a etapa inicial do processo de planejamento governamental emsaúde. A Ciência da Informação e, em especial, as linguagens documentárias como a taxonomia, constituem-se como modelos de organização e representação deinformações de massas documentais acumuladas, facilitando a recuperação de informações sem necessariamente se recorrer ao exame da totalidade dosdocumentos. Para facilitar a recuperação das informações relevantes sobre o planejamento governamental em saúde para o processo decisório da participaçãocidadã nas conferências de saúde, foi elaborado um modelo de taxonomia, com metodologia qualitativa e retrospectiva desenvolvido em três etapas: 1) Seleçãodas fontes de informação bibliográfica e documental relacionadas ao domínio do planejamento governamental em saúde no âmbito do SUS; 2) Sistematização dofluxo do processo decisório da participação cidadã no planejamento governamental em saúde; e 3) Elaboração do modelo de taxonomia. Como resultados, listou-se as fontes de informação bibliográfica de dois autores mais citados, quais sejam Carlos Matus e Mario Testa, e documental, quais sejam os documentosproduzidos para e pela 15º Conferência Nacional de Saúde e os instrumentos de planejamento e gestão do SUS e orçamentário da esfera federal. A partir dapesquisa bibliográfica, foi sistematizado o fluxo do processo decisório da participação cidadã nas conferências de saúde considerando o planejamentogovernamental em saúde como a totalidade na qual as conferências estão inseridas. Foram definidos 12 termos gerais, a partir dos temas e eixos temáticosnorteadores dos debates da 8ª a 16ª Conferência Nacional de Saúde, quais sejam: 1) Acesso às ações e serviços de saúde; 2) Ciência e tecnologia em saúde; 3)Controle social; 4) Direito à saúde; 5) Financiamento do Sistema Único de Saúde; 6) Gestão do Sistema Único de Saúde; 7) Informação e comunicação em saúde;8) Modelos de atenção integral à saúde; 9) Participação da comunidade; 10) Políticas públicas de saúde; 11) Relação público-privada; e 12) Trabalho e educaçãoem saúde, nos quais foram ordenados 820 termos em até cinco níveis hierárquicos, sistematizados em um modelo de taxonomia no formato de lista e comnumerais cardinais do sistema decimal indicando sua posição na estrutura.

Palavras-Chave:

Participação cidadã; Processo decisório; Gestão da informação; Linguagens documentárias; Taxonomia; Conferências de saúde; Planejamentoem saúde.