Curso: Conservação de acervos arquivisticos

Viernes, 25 Octubre 2013 13:24

Curso: Conservação de acervos arquivisticos. Paradigmas da conservação-restauração

Curso organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – AAB, com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Professora Maria Luiza Ramos Soares, doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pelaUniversidade Politécnica de Valencia-Valencia-Espanha (2006). Mestre Em Ciência da Informação com concentração em Administração da Preservação – Columbia University. School of Library Service-NY-USA (1992).Bolsista do Instituto Getty Los Angeles-USA (1990).Especialização em restauração de papel pelo International Centre For Study Of Preserv. And Restorat. Of Cult. Property, ICCROM (Roma-Italia)(1986). Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978), Atualmente é professora convidada da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi estagiaria (bolsista) conservadora- restauradora da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal), Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, estagiaria bolsista no Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS-Paris-França), presidente da comissão de estudo de conservação na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT-RJ, presidente da Associação brasileira de conservadores restauradores de patrimônio cultural-ABRACOR (1996-2001) e tecnologista sênior III da Fundação Casa de Rui Barbosa (1978-2009). Professora Adjunta da UFRJ\EBA-Coordenadora do Curso de Conservação-Restauração de Bens Móveis.

Descrição: Curso de informação e treinamento com o objetivo de ampliar o campo de conhecimento da preservação, conservação e Restauração De Documentos gráficos. Analisar o processo estrutural das diferentes matérias nas diferentes coleções. Reconhecer as tramas sociais que determinam os processos de eleição e ou descartes dos objetos como fonte documental e as normas culturais de conservação. Os critérios de intervenções dos conservadores-restauradores sobre as diferentes óticas sócias. Princípios gerais de restauração de bens culturais. A ética do restauro. Teoria do restauro. Brandi. Uma metodologia crítica.

Programa

Conceitos Básicos sobre conservação-restauração de documentos arquivísticos O que? O como? E o porquê ?

O papel social da conservação

Memória e Patrimônio

Políticas de preservação

Política de preservação X gerencia de coleções

Biodegradação

Introdução aos conceitos de conservação-preventiva e conservação integrada

Gerenciamento de riscos

Aspectos econômicos da conservação

O profissional conservador-restaurador

Ética nas intervenções

O conservador-restaurador x Arquivista

Ações de conservação

Métodos de conservação para os acervos institucionais

Apresentação de estudos de casos

Carga horária: 16  horas.

Data: 11 e 12 de novembro de 2013

Horário: 9hs às 17 hs

Local: Sala de curso da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro

Investimento:
Pessoa Jurídica – R$ 600,00
Pessoa física – R$ 500,00
Estudante de Graduação – R$250,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.

Sócio pessoa jurídica – R$ valor do investimento R$ 340,00
Sócio pessoa física – valor do investimento: R$ 240,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 120,00

Inscrições até 07 de novembro de 2013

Procedimentos para inscrição

Preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco Itaú – Agência 0733 C/C 50748-7) e posterior envio do comprovante bancário e da ficha por Fax (021) 3852-2541 ou para o e-mailEsta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Preencha aqui sua ficha de inscrição (word)
Preencha aqui sua ficha de inscrição (pdf)

Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13h às 16:30h

A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.

Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.