Qualificação de tese de doutorado de Paulo Roberto Gomes Pato

Viernes, 27 Septiembre 2013 13:32
O Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação convida para a qualificação de tese de doutorado do aluno Paulo Roberto Gomes Pato, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Título: Imagens: polissemia versus indexação e recuperação da informação

Resumo:O trabalho trata das dificuldades e limitações para a indexação e a recuperação da informação imagética em função da polissemia das imagens. Apontamos mudanças no paradigma da imagem decorrentes das transformações tecnológicas e sociais. Abordamos o novo olhar advindo dessas transformações e seus impactos na produção de sentidos. Discorremos sobre o texto visual analisando-o em função de sua multimodalidade e considerando – em sua configuração geral e leitura – a presença de elementos indiciais, icônicos e simbólicos segundo a Semiótica de Charles Sanders Peirce, destacando ainda aspectos da linguagem sob a perspectiva de Mikhail Bakhtin.

Palavras-chave: imagem; polissemia; informação; indexação; semiótica.

Profa. Dra. Miriam Paula Manini, FCI/UnB (Orientadora)

Profa. Dra. Marisa Brascher Basílio de Medeiros, FCI/UnB (Membro Interno)

Profa. Dra. Josênia Antunes Vieira, IL/UnB (Membro Externo)

Profa. Dra. Dulce Maria Baptista, FCI/UnB (Suplente)