Fórum para discutissão de preservação de Arquivos Digitais na UNICAMP

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
SIARQ/Unicamp
Telefone: +55 (19) 3521-6439

ORGANIZAÇÃO:ARQUIVO CENTRAL DO SISTEMA DE ARQUIVOS (SIARQ/UNICAMP)

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (SIARQ) é um órgão complementar da Reitoria, vinculado  a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), encarregado em coordenar e desenvolver a política e a gestão, preservação e acesso de documentos da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Sistema de Arquivos da Universidade que integra Conselho Consultivo e  Comissões Central e Setoriais de Arquivos,  Arquivos e Protocolos Setoriais.
GRUPO DE PESQUISA MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO (FE/UNICAMP)
O grupo de pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas desenvolve pesquisas nestas áreas, atentando para os debates nacionais e internacionais dos pesquisadores em educação e à formação inicial e continuada dos professores, que atuam em diferentes níveis de  ensino. Os principais temas de pesquisa são ensino de história; história da educação; memória e história das instituições.
SOBRE O EVENTO
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo. Os documentos digitais sofrem diversas ameaças decorrentes da fragilidade inerente aos objetos digitais, da facilidade de adulteração, bem como da rápida obsolescência tecnológica.
Desde 2004,  a UNICAMP tem feito eventos para tratar as questões da preservação de documentos arquivisticos digitais  O foco dos fóruns anteriores foi a de discutir e divulgar bases conceituais, requisitos e padrões da preservação de documentosarquivisticos digitais autenticos, confiáveis e acessíveis ao longo do tempo. Foram apresentados por exemplo, o projeto InterPARES, da Universidade British Columbia do Canadá,  que definiu conceitos de preservação arquivística, o Modelo Open Archival Information System (Consultive Commitee for Space Data Systems, para repositórios digitais e Modelo de Requisitos para o desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivistica de documentos (e-ARQ/Brasil) do Conselho Nacional de Arquivos.
Nesta oportunidade pretende-se apresentar experiências de soluções em sistemas de informação, de gerenciamento de documentos e de repositórios, na produção e na preservação de documentos arquivísticos, que levaram em conta a base conceitual estudada e adotada por algumas instituições brasileiras. Pretende-se ainda apresentar um panorama atual dos estudos e das iniciativas em preservação digital em âmbitos nacional e internacional.

8h30 - Credenciamento
9h00 – Abertura:
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Universidade
Mesa 1 – Panorama da preservação digital
Coordenador: Profa. Dra. Maria do Carmo Martins
9h40 – Memória e arquivos digitais: panorama da preservação de documentos digitais
Palestrante: Carlos Augusto da Silva Ditadi (Arquivo Nacional)
10h30 – Coffee Break
10h50 – PDF/A: formato ISO para preservação de documentos digitais
Palestrante: João Alberto de Oliveira Lima(Senado Federal)
11h30  - Debate
12h00 - Almoço
Mesa  2 - Experiências em preservação de documentos digitais
Coordenador: Carlos Augusto da Silva Ditadi
14h00 - Projeto de preservação de documentos digitais na Unicamp e o Sistema Informatizado de  Gestão Arquivística de Documentos
Palestrante:Andressa Cristiani Piconi e Cássia de Paula Moreira Coghi (Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP)

15h00 - Implantação de Soluções de Preservação em Sistema de Informação: o caso do Demonstrativo de Pagamento de Pessoal da Diretoria Feral de Recursos Humanos
Palestrante: Thiago Sbrici (Diretoria Geral de Recursos Humanos da UNICAMP)

15h30  - Coffee break
15h50  - Digitalização de documentos permanentes e infraestrutura de armazenamento de documentação digital: caso do Arquivo Edgard Leuenroth
Palestrante: Humberto Celeste Innarelli (Arquivo Edgar Leuenroth Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP)
16h20  - Debate
17h00 - Encerramento

Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.

unicamp.br/foruns/
e cadastre-se.