• 05, Novembro - 2018
    • Qualificação de Doutorado
    • Auditoria Governamental no Poder Executivo Federal: proposição de requisitos para um modelo de gestão de papéis de trabalho
    • Vanessa Murta Rezende
    • Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • Qualificação de Doutorado

Aluno(a) Vanessa Murta Rezende

Título:Auditoria Governamental no Poder Executivo Federal: proposição de requisitos para um modelo de gestão de papéis de trabalho

Data: 05/11/2018

Presidente:Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro TitularExternoao PPGCINF: Prof. Dr. José Maria Jardim

Membro Titular:Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Suplente do PPGCINF: Lillian Maria de Rezende Alvares

Resumo:

A gestão de documentos e a importância de sua implementação na organização dos papéis de trabalho em processos de Auditorias Governamentais é o tema dessa pesquisa. As auditorias são executadas por meio de diversos documentos, estejam eles em qualquer suporte, momento do ciclo de vida e até mesmo em qualquer “idade”. Neste contexto, o estudo apresenta uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação cujo objetivo é propor requisitos arquivísticos para um modelo de gestão de papéis de trabalho de auditorias governamentais. O modelo pretende prover os órgãos públicos de subsídios teóricos da Arquivologia para uma melhor performance frente às auditorias, contribuindo, dessa forma, para um aprimoramento da gestão pública. A pesquisa se justifica pela relevância do tema e pela constatação de que ainda são escassos, na literatura arquivística, trabalhos que discutem a gestão de documentos em processos de auditoria governamental, o que impacta na governança e no compliance, apesar de os documentos serem o principal insumo e subsídio comprobatório utilizado nestes processos. Para seu desenvolvimento, serão realizadas: revisão da literatura, análise de documentos, entrevistas e aplicação de instrumentos da metodologia pesquisa-ação. O estudo dar-se-á no Ministério da Saúde, com a colaboração de servidores, arquivistas e auditores do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Espera-se que, como resultado, a pesquisa consiga propor um modelo de gestão dos papéis de trabalho que irá auxiliar na organização da informação dos órgãos auditados e auditores, contribuindo, dessa forma, para um aprimoramento da gestão pública.

Palavras-chave:Arquivologia. Auditoria Governamental. Controle Interno. Gestão de Documentos. Papéis de Trabalho.