• 04, Outubro - 2018
    • Defesa de Qualificação de Doutorado
    • “Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas”
    • Mônica Regina Peres
    • Dr. Antônio Miranda
    • Defesa de Qualificação de Doutorado

Aluno(a): Mônica Regina Peres

Título: “Formação de acervos como resultado de práticas pedagógicas”

Data: 04/10/2018

Primeira Opção: Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Dr. Antônio Miranda

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Drª Aurora Cuevas

Membro Titular Externo: Dr. Benedito Medeiros

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Drª Elmira Simeão

Membro Suplente: Drª Márcia marques

Resumo: Esta Tese trata da formação de acervos de uma biblioteca universitária, onde os avanços tecnológicos e as formas de acesso à informação por parte dos usuários estão em constante mudanças. O estudo foi realizado com a formação de acervo da produção discente do Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação da unidade acadêmica da Universidade de Brasília, foram desenvolvidas coleções digitais a partir de coleções físicas, formando parte do repositório de Coleções Especiais Digitais da Biblioteca Central da universidade. Foram construídos manuais para os procedimentos de digitalização e submissão, bem como os fluxos para o acervamento após produção na unidade. Houve o envolvimento de 03 grupos de alunos em semestres distintos com a participação de professores e da pesquisadora nas propostas e atividades. Com o objetivo de identificar os acervos da unidade acadêmica e sua produção, houve a necessidade de entender a influência quanto aos direitos autorais e as resoluções internas da instituição. O objetivo geral do estudo foi validar um processo para a formação das coleções de um acervo para biblioteca universitária, onde as necessidades quanto ao uso e busca da informação também foram consideradas a partir de pesquisa realizada com os grupos envolvidos.