• 10, Maio - 2018
    • Defesa de Dissertação de Mestrado
    • A percepção da tríade acadêmica e dos agentes acadêmicos através da Competência em Informação (CoInfo). Uma experiência na Biblioteca Central da Universidade de Brasília com os Jovens Talentos para a Ciência.
    • Marcelo Augusto Dias Scarabuci
    • Elmira Luzia Melo Soares Simeão
    • Aluno(a): Marcelo Augusto Dias Scarabuci

Título: A percepção da tríade acadêmica e dos agentes acadêmicos através da Competência em Informação (CoInfo). Uma experiência na Biblioteca Central da Universidade de Brasília com os Jovens Talentos para a Ciência.

Data: 10/05/2018

Local: sala 213

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: ELMIRA LUZIA MELO SOARES SIMEÃO

Membro Titular Externo ao PPGCInf: REGINA CÉLIA BAPTISTA BELLUZZO

Membro Titular: FERNANDO CÉSAR LIMA LEITE

Membro Suplente: MARIA DE FÁTIMA RAMOS BRANDÃO

Resumo: TEMA: O presente estudo de caso visa compreender uma experiência de formação em Competência em Informação vivida por estudantes participantes do programa Jovens Talentos para a Ciência na Biblioteca na Central da UnB. Devido a riqueza da experiência, esse estudo delimita-se a compreender a partir da visão discente os seguintes aspectos: o papel do ensino, pesquisa e extensão nessa formação (tríade universitária), o entendimento do papel dos agentes acadêmicos participantes (tríade acadêmica), e os impactos iniciais da formação na vida acadêmica desses estudantes à luz da Competência da Informação (CoInfo). PROBLEMA: Apresenta-se, portanto, a seguinte questão de investigação: qual o impacto da formação oferecida pela equipe da Biblioteca Central da UnB na disciplina “Prática de pesquisa para a Iniciação Científica” no entendimento do estudante acerca de suas competências adquiridas relacionadas e articuladas ao contexto universitário? OBJETIVOS: Para elucidar essa questão, pretende-se conhecer como se organizam as competências das formação aplicadas ao grupo e qual o entendimento dos estudantes do programa Jovens Talentos para a Ciência acerca de suas competências e do contexto universitário. HIPÓTESE: A hipótese deste trabalho é que, através da formação, promovida por professores e bibliotecários para esses discentes, é possível contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia por meio de competências de informação adquiridas e conhecer à partir da visão discente o papel da tríade universitária e da tríade acadêmica no contexto universitário. METODOLOGIA: A partir da tipificação das formações e de suas competências estimuladas, a investigação se pautou em um estudo de caso, de caráter quali quantitativo tendo como cenário o histórico da Universidade de Brasília e da própria biblioteca Central da UnB, através das teorias que sustentam a Competência em Informação (MCCLELLAND, 1973; ZARIFIAN, 2008; SANTOS, 2016) e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1978, 1999, 2005; AUSUBEL, 2000, 1980).

INSTRUMENTO: A partir de um questionário inspirado à partir dos objetivos específicos foi possível extrair dados quali e quantitativos necessários à compreensão do problema. TRATAMENTO DOS DADOS: Os dados da pesquisa serão analisados, separados em forma de indicadores e categorias e a posteriori dialogados à luz da teoria descrita e de outras, que surgirem ao longo da pesquisa. CONTRIBUIÇÃO: Nesse sentido, a pesquisa visa contribuir para a uma visão inicial e pioneira de formação em Competência da Informação na Universidade de Brasília tendo como foco principal a participação institucional na experiência, seus atores mostrando os resultados iniciais na formação dos alunos.

Palavras-chave: Competência em informação (CoInfo) – Jovens Talentos – Formações - contexto universitário - tríade acadêmica - agentes acadêmicos