• 20, Maio - 2019
    • Relatório de Dissertação de Mestrado
    • Livro eletrônico e o desenvolvimento de coleções nas bibliotecas universitárias do Distrito Federal
    • Thaísa Lopes Caldeira
    • Dr. Murilo Bastos da Cunha
    • Relatório de Dissertação de Mestrado

Aluno(a): Thaísa Lopes Caldeira

Título: “Livro eletrônico e o desenvolvimento de coleções nas bibliotecas universitárias do Distrito Federal”

Data: 20 de maio de 2019

Local: Sala 213

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Dr. Murilo Bastos da Cunha

Membro Titular Externoao PPGCINF: Dra. Maria Tereza Machado Telles Walter

Membro Titular: Dra. Dulce Maria Baptista

Membro Suplente do PPGCINF: Dr. Fernando César Leite

Resumo: A biblioteca possui primariamente duas funções: a de guarda e a de disponibilização de conteúdos. O desenvolvimento de coleções foi marcado por um modelo de aquisição (compra, doação ou permuta) de livros. Os livros eletrônicos possuem uma estrutura diferente dos impressos, e em razão dessas peculiaridades, novos modelos de comercialização dos livros surgiram. Conhecidos na literatura como modelos de negócios de livros eletrônicos, estes são cinco: aquisição proprietária, acesso perpétuo, assinatura eletrônica, pay-per-view e demand drive aquisition. Com base nessas informações este trabalho se propôs a investigar como as bibliotecas universitárias do Distrito Federal estão desenvolvendo suas coleções. Para tanto a metodologia utilizada foi a revisão de literatura para o levantamento de dados bibliográficos que pudesse cobrir a matéria, em especial os de temáticas jurídicas. E para o alcance do objetivo geral foram realizadas entrevistas com os agentes de negócios (fornecedores e representantes comerciais das plataformas) e com responsáveis pela contratação dos livros nas bibliotecas investigadas. A análise dos dados demonstrou que atualmente as bibliotecas universitárias estão optando apenas pelo modelo de negócios assinatura. Um modelo que não permite a posse do conteúdo pelas bibliotecas. O levantamento demonstrou que a entrada e saída de livros das plataformas são controlados apenas pelas empresas fornecedoras, portanto, as funções de desbastamento, descarte e preservação do conteúdo deixam de ser realizados pelas bibliotecas, para serem realizadas exclusivamente pelos produtores e distribuidores de conteúdo. Sendo assim conclui-se que os modelos de negócios escolhidos pelas bibliotecas universitárias do Distrito Federal não permitem que as mesmas desenvolvam suas coleções.

Palavras-chave: Aquisição bibliográfica. Biblioteca universitária. Desenvolvimento de coleções. Livro eletrônico.