• 24, Junho - 2019
    • Relatório intermediário de Mestrado
    • Museus Universitários e Redes de Museus: estratégias de articulação e reconhecimento
    • Marianna de Souza Soares
    • Prof.ª Dra. Maria Margaret Lopes
    • Relatório intermediário de Mestrado

Aluno(a): Marianna de Souza Soares

Título: Museus Universitários e Redes de Museus: estratégias de articulação e reconhecimento

Data: 24/06/2019

Local: Sala 213

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado

Presidente: Prof.ª Dra. Maria Margaret Lopes FCI-UnB

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Dr. Maurício Cândido da Silva USP.

Membro Titular: Prof.ª Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes FCI-UnB

Membro Suplente: Profa. Dra. Marijara Souza Queiroz FCI-UnB

Resumo: Esta pesquisa compreende um estudo sobre os museus universitários, com o objetivo de explorar e elaborar considerações sobre o que os caracteriza e quais são as particularidades que os diferenciam dos demais. Tem como objetivo compreender as estratégias de reconhecimento de que se utilizam para sobreviver nos sistemas universitários, a exemplo os processos de implantação de redes.  Por meio da análise conceitual nacional e internacional, e da análise da prática de instituições universitárias no Brasil e no Exterior no processo de criação de redes, será possível modelar novas perspectivas sobre museus e redes de museus universitários, e ainda interpretar possíveis ligações e contrastes entre o cenário nacional e o internacional. O trabalho em torno deste tema parece urgente e justifica-se pela necessidade de novas pesquisas que agreguem conteúdo científico sobre museus universitários, especialmente para registrar o histórico e o avanço de iniciativas de consolidação de redes que se  encontram em novo panorama.  O universo da pesquisa foi constituído pela investigação de museus universitários e redes de museus universitários brasileiros e internacionais, estudados por meio da análise de publicações produzidas na prática museológica, no campo acadêmico-científico, e nas fontes primárias de investigação. Serão apresentadas algumas experiências locais e internacionais sobre o processo de criação de redes de museus universitários, de modo a descobrir se existem semelhanças institucionais, funcionais, patrimoniais e sociais a respeito de diretrizes norteadoras desse processo. Explorar algumas características marcantes do vasto universo de museus universitários e redes de museus universitários produzirá conteúdo importante ao campo da museologia e contribuirá para a percepção de que se trata de uma demanda urgente, em que sujeitos responsáveis por estes museus universitários trabalharam e ainda trabalham para somar esforços que merecem ser relembrados, valorizados, registrados e (re) discutidos.

Palavras-chave: Museus Universitários. Redes de Museus Universitários. Redes Nacionais e Internacionais