• 17, Setembro - 2019
    • Relatório Intermediário de Mestrado
    • A relação entre os Conjuntos de Dados de Pesquisa Depositados em Repositório de Dados e os Periódicos Científicos
    • Ingrid Torres Schiessl
    • Fernanda Passini Moreno
    • Relatório Intermediário de Mestrado

Aluno(a): Ingrid Torres Schiessl
      Título: A Relação Entre Os Conjuntos De Dados De Pesquisa Depositados Em Repositório De Dados E Os Periódicos Científicos

Data: 17/09/2019

Presidente: Fernanda Passini Moreno

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Michelli Pereira da Costa (UnB)

Membro Titular: João de Melo Maricato

Membro Suplente: Fernando César Lima leite

Resumo: O estudo tem como objetivo estudar a relação entre os conjuntos de dados depositados em repositórios de dados e os respectivos artigos científicos durante o período de cinco anos. Para isso foram estudados os conceitos de dados de pesquisa aberto, compartilhamento de dados,  princípios e diretrizes para a gestão dos dados de pesquisa,  repositório de dados abertos, periódicos científicos, a luz da comunicação científica. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de descritiva com abordagem quanti-qualitativa, de natureza básica com método indutivo e com o horizonte temporal transversal, pois fará análise de uma quantidade conjuntos de dados em um período específico. Para a coleta de dados será utilizado um script para obter a amostra de forma automática, que se dará por meio de Application Programming Interface (API), tal recurso é  disponibilizado pela DataCite, organização sem fins lucrativos que fornece gratuitamente identificadores persistentes para dados e resultados de pesquisa.

Palavras-chave: Dados científicos abertos. Repositório de dados. Dados abertos. Compartilhamento de dados.