• 07, Novembro - 2019
    • Defesa de Tese de Doutorado
    • Um Modelo de Arquitetura da Informação, apoiado pela Multimodalidade, para Capacitação de Profissionais de Alto Desempenho
    • Tomás Roberto Cotta Orlandi
    • Cláudio Gottschalg Duque
    • Defesa de Tese de Doutorado

Aluno(a): Tomás Roberto Cotta Orlandi

Título: Um Modelo de Arquitetura da Informação, apoiado pela Multimodalidade, para Capacitação de Profissionais de Alto Desempenho

Data: 07/11/2019

Horário: 17H00

Presidente: Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Dr. João Souza Neto (UCB)

Membro Titular Externo: Dr. Paulo Rogério Foina (UNICEUB)

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Dra. Ivette Kafure

Membro Suplente: Dr. André Porto Ancona Lopez

Resumo: Aos médicos e profissionais de saúde confiamos nossas vidas, aos engenheiros e arquitetos a nossa moradia, aos professores nossa educação e de nossos filhos. Esses são profissionais aos quais estamos acostumados a confiar que o produto dos seus trabalhos atenderá os nossos anseios, atendendo plenamente as necessidades das nossas vidas. A presente pesquisa apresenta uma proposta da aplicação dos conceitos de Arquitetura da Informação, Espaços Informacionais, Multimodalidade, Teoria da Relevância como caminho para o atendimento das necessidades de informação desses profissionais de alto desempenho. Uma das finalidades da Arquitetura da Informação é viabilizar o fluxo efetivo de informações por meio de ambientes informacionais. A multimodalidade vem contribuir com os conteúdos dos Espaços Informacionais, disponibilizando objetos de aprendizagem de vários modos semióticos. Esta pesquisa propõe que a Arquitetura da Informação, associada à Multimodalidade, aplicada na formação de profissionais de alto desempenho pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, propiciando desempenhar com eficiência suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas.

Palavras-chave: Organização da Informação, Arquitetura da Informação, Espaços Informacionais, Multimodalidade, Teoria da Relevância, Gamificação.