• 28, Janeiro - 2020
    • Defesa de dissertação de Mestrado
    • Análise comparativa entre as legislações brasileira, canadense e espanhola aplicadas à digitalização de documentos arquivísticos.
    • Marisa Vieira Leite da Silva
    • Presidente: Profª Drª Eliane Braga de Oliveira
    • Aluno (a): Marisa Vieira Leite da Silva

Título: Análise comparativa entre as legislações brasileira, canadense e espanhola aplicadas à digitalização de documentos arquivísticos.

Data: 28/01/2020

Presidente: Profª  Drª Eliane Braga de Oliveira

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Thiago Henrique Bragato Barros

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Suplente: Proª Drª Ana Lúcia Abreu

Resumo: Pesquisa qualitativa que analisa comparativamente as legislações brasileira, canadense e espanhola no que concerne à digitalização de documentos de arquivo, de maneira a identificar possíveis lacunas quanto à observância do princípio da proveniência e das recomendações arquivísticas para o processo de digitalização de documentos. A repercussão ou consequência do emprego das tecnologias digitais também reverberou na Arquivologia, de modo que as teorias e práticas arquivísticas estão se conciliando com esse sempre novo contexto digital provocando as discussões acadêmicas na área. Assim, para este estudo, pretende-se examinar a natureza do documento arquivístico digitalizado, sistematizar as recomendações arquivísticas para a digitalização de documentos presentes na literatura da área, identificar, nas leis e normas analisadas, identificar também, nas leis e normas analisadas, a observância às recomendações arquivísticas e assim, por meio do método comparativo, analisar os resultados obtidos na análise específica das leis e normas de cada país.

Palavras-chave: Arquivologia. Digitalização. Legislação. Brasil. Canadá. Espanha.