• 14, Maio - 2020
    • Defesa de dissertação de Mestrado
    • A legislação brasileira e as práticas e percepções de cientistas da Universidade de Brasília sobre a produção, custódia, preservação e acesso aos arquivos de ciência
    • Thiara de Almeida Costa
    • Profª Drª Cynthia Roncaglio
    • Aluno (a): Thiara de Almeida Costa

Título: A legislação brasileira e as práticas e percepções de cientistas da Universidade de Brasília sobre a produção, custódia, preservação e acesso aos arquivos de ciência A legislação brasileira e as práticas e percepções de cientistas da Universidade de Brasília sobre a produção, custódia, preservação e acesso aos arquivos de ciência.

Data: 14/05/2020

Presidente: Profª Drª Cynthia Roncaglio

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos (FIOCRUZ)

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Proª. Dra. Georgete Medleg Rodrigues

Membro Suplente: Profª Drª Eliane de Oliveira Braga

Resumo: Este estudo tem como objetivo examinar a produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivo decorrentes das atividades científicas no âmbito da UnB, sob a ótica da legislação brasileira vigente e das práticas e percepções dos cientistas. A metodologia é qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa, cuja estratégia de investigação está no estudo de caso da Universidade de Brasília (UnB). O método de abordagem é o indutivo e monográfico, tendo em vista que a pesquisa parte da análise de uma instituição e de um grupo de professores/pesquisadores selecionados com a finalidade de obter impressões ou considerações sobre o tema a partir de suas percepções relativas à produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivo oriundos da pesquisa científica na UnB, que poderão ser aplicadas e testadas em instituições congêneres. Os procedimentos utilizados são o levantamento bibliográfico e documental, consulta às instituições de pesquisa diretamente ligadas aos arquivos científicos de universidades, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (E-SIC), além de elaboração e aplicação de questionário para os cientistas da UnB. Os objetivos específicos são: explorar os conceitos e termos em torno da definição de arquivos de ciência; examinar a legislação brasileira vigente referente à produção, à custódia, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos de ciência; identificar se, entre os pesquisadores respondentes do questionário, há discernimento acerca da natureza pública ou privada dos documentos por eles produzidos; e  comparar as práticas e percepções dos cientistas nas áreas das Ciências da Vida; Humanidades; e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares, a partir dos critérios estabelecidos para a pesquisa – produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivos de ciência. Dentre os resultados principais, constata-se a ausência de normativos e legislação específica relativa aos arquivos de ciência. E com bases nas respostas dos questionários, constatou-se que as ações de organização, custódia, preservação e concessão de acesso aos documentos oriundos da ciência tratam mais de ações individuais do cientista do que ações institucionais. Este estudo tem como objetivo examinar a produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivo decorrentes das atividades científicas no âmbito da UnB, sob a ótica da legislação brasileira vigente e das práticas e percepções dos cientistas. A metodologia é qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa, cuja estratégia de investigação está no estudo de caso da Universidade de Brasília (UnB). O método de abordagem é o indutivo e monográfico, tendo em vista que a pesquisa parte da análise de uma instituição e de um grupo de professores/pesquisadores selecionados com a finalidade de obter impressões ou considerações sobre o tema a partir de suas percepções relativas à produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivo oriundos da pesquisa científica na UnB, que poderão ser aplicadas e testadas em instituições congêneres. Os procedimentos utilizados são o levantamento bibliográfico e documental, consulta às instituições de pesquisa diretamente ligadas aos arquivos científicos de universidades, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (E-SIC), além de elaboração e aplicação de questionário para os cientistas da UnB. Os objetivos específicos são: explorar os conceitos e termos em torno da definição de arquivos de ciência; examinar a legislação brasileira vigente referente à produção, à custódia, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos de ciência; identificar se, entre os pesquisadores respondentes do questionário, há discernimento acerca da natureza pública ou privada dos documentos por eles produzidos; e  comparar as práticas e percepções dos cientistas nas áreas das Ciências da Vida; Humanidades; e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares, a partir dos critérios estabelecidos para a pesquisa – produção, custódia, preservação e acesso aos documentos de arquivos de ciência. Dentre os resultados principais, constata-se a ausência de normativos e legislação específica relativa aos arquivos de ciência. E com bases nas respostas dos questionários, constatou-se que as ações de organização, custódia, preservação e concessão de acesso aos documentos oriundos da ciência tratam mais de ações individuais do cientista do que ações institucionais.

Palavras-chave: Arquivos de ciência. Arquivos públicos. Arquivos pessoais. Arquivos de universidade. Legislação brasileira.