• 13, Outubro - 2020
    • DEFESA DE TESE DE DOUTORADO
    • Modelo de referência de artefato de tecnologia assistiva para pessoa com deficiência visual para acesso à informação em ambiente indoor
    • Claudio Gonçalves Bernardo
    • Prof. Drª Ivette Kafure Muñoz
    • Aluno (a): Claudio Gonçalves Bernardo

Título:  Modelo de referência de artefato de tecnologia assistiva para pessoa com deficiência visual para acesso à informação em ambiente indoor

Data: 13/10/2020

Horário: 09H00

Presidente: Prof. Drª Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Prof. Drª Ana Lúcia de Abreu Gomes

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Candice Aparecida Rodrigues Assunção (INEP)

Membro Titular externo à UnB: Prof. Dr. José Antônio dos Santos Borges (COPPE/UFRJ)

Membro Suplente:Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

VÍDEO CONFERÊNCIA HTTPS://JOIN.SKYPE.COM/TQIEPTLB2VLF

Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é a proposta de um modelo de referência para a confecção de artefato eletrônico de tecnologia assistiva que proporcione o acesso à informação à pessoa com deficiência visual na mobilidade em ambiente indoor. Dados do IBGE informam que no Brasil 6,58 milhões de pessoas apresentam um tipo de deficiência visual, dos quais 8% deste grupo possui cegueira total. As referências de espaço da pessoa com deficiência visual divergem das referências de espaço das pessoas videntes, portanto para acessar um ambiente indoor, um espaço físico interno qualquer como o pavimento de um prédio, é importante que a pessoa obtenha informações prévias tais como distância, profundidade, lateralidade. A partir da perspectiva da Ciência da Informação, abordando os conceitos de Estudo de Usuários, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Ergonomia esta pesquisa identifica os desafios de acesso à informação e os desafios do acesso à um ambiente indoor que são enfrentados por pessoas com deficiência visual e propõe a confecção  de artefato utilizando os recursos do Jogavox, que é executado no sistema Dosvox, para que sirva de Tecnologia Assistiva informacional à pessoa com deficiência visual, fornecendo informação sobre um espaço físico antes de visita-lo, orientando-a na mobilidade indoor. Como resultante desse artefato e após sucessivos refinamentos baseados na opinião de usuários com deficiência visual a pesquisa propõe por final um modelo de referência para construção de artefatos semelhantes.

Palavras-chave: Acesso à informação; Estudo de usuário; Pessoa com deficiência visual; Acessibilidade; Dosvox.