• 21, Maio - 2020
    • Dissertação de Mestrado
    • Tecnologia Blockchain como auxílio para transparência dos resultados de ensaios clínicos
    • Larissa Ferreira dos Angelos Cedro
    • Prof. Dr. Cláudio Gottschalg-Duque
    • Aluno (a): Larissa Ferreira dos Angelos Cedro

Título: Tecnologia Blockchain como auxílio para transparência dos resultados de ensaios clínicos

Data: 21/05/2020

Horário: 15H00

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg-Duque

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Gerson Oliveira Penna (FIOCRUZ)

Membro Suplente: Prof. Drª Ivette Kafure Munoz

Resumo: Essa dissertação tem como objetivo realizar um estudo exploratório para conhecer como fenômeno blockchain, suas propriedades e aplicabilidades podem auxiliar na coesão do processo de publicação de ensaios clínicos, tendo em vista a crescente preocupação com a reprodutibilidade desses ensaios. Para evitar conflitos de interesse nas divulgações dos resultados dos ensaios clínicos, faz-se necessário o compartilhamento seguro de dados de pesquisa e da comunidade de pacientes. Sugere-se que o uso de blockchain para monitorar ensaios clínicos pode evitar fraudes e salvaguardar os pesquisadores de pressões externas as pesquisas.

Palavras-chave: Blockchain; Disseminação da Informação; Ensaios Clínicos; Pesquisa Médica