• 15, Julho - 2020
    • Qualificação de Doutorado
    • Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados
    • Ana Cristina Carneiro dos Santos
    • Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
    • Aluno (a): Ana Cristina Carneiro dos Santos

Título: Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados

Data: 15/07/2020

Presidente: Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Membro Titular Interno ao PPGCINF: Profa. Dra Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi (UCB)

Membro Suplente: Profa. Dra. Kelley Cristine Goncalves Dias Gasque

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/EdEXbU31J9jA

Resumo: As organizações são sistemas complexos que se caracterizam pela interação entre seus componentes para realizar ações e gerar resultados. Todo o processo de articulação e realização de ações acontece por meio das conversações, que, por sua vez, decorrem de um processo contínuo de coordenação de ações estabelecidas entre os agentes humanos que, ao interagirem, criam compromissos mútuos, gerando com isso uma rede de compromissos conversacionais. O problema que orienta essa pesquisa resulta da observação de que, apesar da crescente disponibilidade de acesso à informação, da quantidade e variedade de métodos e ferramentas de gestão, de recursos e de profissionais dedicados às mais diversas áreas, as dificuldades de articulação de ações para obtenção de resultados concretos e efetivos tanto individuais quanto organizacionais persistem.  Simplesmente considerar a organização como um processo racional e técnico implica subestimar os aspectos humanos e negligenciar o fato de que as tarefas das organizações são muito mais complexas, incertas e difíceis do que esperado. Nesta pesquisa, a partir de estudos realizados no campo da Ciência da Informação e seu viés com a Gestão do Conhecimento, de uma leitura epistemológica do atuar humano (a partir dos principais filósofos e pensadores do ocidente), dos fundamentos teóricos da Ontologia da Linguagem (Flores, Echeverríia e Kofman), da Teoria da Complexidade (Morin e Mariotti), das bases da Biologia-Cultural (Maturana), de investigações sobre aprendizagem (Senge, Kofman, Echeverría), e do entendimento da capacidade de afeto (affectus) presente nas contribuições filosóficas (Espinosa e Nietzsche), o trabalho realizado mergulha fundo no universo das conversações para melhor compreender e, possivelmente, intervir na dinâmica de funcionamento das organizações em suas formas de ser, estar e gerar resultados. Especificamente, concentra-se em observação e análise de processos informacionais para, a partir da compreensão do que hoje já se sabe em termos de gestão desses ativos organizacionais, poder contribuir para o estabelecimento de modelos e processos mais efetivos de gestão dessas organizações. Tem como principal objetivo apresentar um modelo capaz de fornecer estratégias e práticas de otimização da capacidade organizacional, por meio da potencialização da capacidade dos envolvidos nas redes de compromissos conversacionais (e, consequentemente, das organizações) observarem, refletirem e gerenciarem as variáveis que orientam as conversas por meio das quais ações são coordenadas e resultados são alcançados. A abordagem metodológica a ser utilizada na pesquisa é predominantemente qualitativa, com tratamento quantitativo na análise dos dados coletados por meio de questionários. Inserida no campo da Ciência da Informação, esta pesquisa busca contribuir para o entendimento dos fluxos de conhecimento presentes nas redes de compromissos organizacionais investigadas, fornecendo o corpo teórico necessário para aprimorar os processos interpretativos pelos quais circulam o conhecimento.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Redes de compromissos conversacionais. Espaços relacionais (interacionais).