• 24, Março - 2021
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Regime de colaboração no SPHAN: a atuação dos colaboradores na formação de acervos museológicos em Minas Gerais entre 1940 e 1960
    • Isabella Maria de Oliveira Almeida
    • Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluna: Isabella Maria de Oliveira Almeida

Título: “Regime de colaboração no SPHAN: a atuação dos colaboradores na formação de
      acervos museológicos em Minas Gerais entre 1940 e 1960”

Data: 24/03/2021

Composição da banca:

Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (Presidente)
      Dra. Letícia Julião (UFMG)
      Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes
      Dr. Clóvis Carvalho Brito (Suplente)

Video conferência: https://join.skype.com/xoa6vd2de31e

Resumo: A presente tese é um estudo sobre a atuação da figura do colaborador nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Formado no ano de 1937, o SPHAN, tornou-se o órgão centralizador das práticas preservacionistas nacionais. Contandocom a participação de alguns intelectuais modernistas, o órgão concentrou e coordenou aspráticas de mapeamento, descrição, preservação e conservação dos bens nacionais,respaldado pelo Decreto-Lei nº25/1937, que regulamenta a prática do tombamento. Nessecenário preservacionista, a instituição contava com a atuação de agentes – denominados comocolaboradores, para realização das práticas de salvaguarda desses bens. Os colaboradores doSPHAN, prática de notoriedade entre 1937 – 1967, durante a gestão de Rodrigo Melo Francode Andrade, atuavam em diversas esferas, entre a descrição de bens, tombamentoarquitetônico, tombamento de coleções e a formação de novas instituições museológicas. Énessa esfera que o presente trabalho se encaixa, na investigação da atuação de alguns dessescolaboradores na formação de acervos museológicos. Foi delimitado o recorte geográfico deMinas Gerais, analisando-se a formação de quatro museus: Museu da Inconfidência (1944),Museu do Ouro (1946), Museu do Diamante (1954) e Museu Regional de São Del Rei (1963).Temporalmente, atese se limita ao período entre 1937 a 1963, período entre a formação doSPHAN e a inauguração do Museu Regional de São João Del Rei. O objetivo é rastrear aatuação desses colaboradores frente ao processo de musealização e coleta de acervo,investigando o modus operandi de cada um deles, de forma individual e frente e as práticasinstitucionais. Partindo da prerrogativa de que a memória institucional do SPHAN (atualIPHAN),construída ao longo dessas oito décadas, valorizou a participação de intelectuaisproeminentes no cenário cultural entre as décadas de 1930/1940, objetiva-se entender comoa atuação desses “outros” agentes pode ter sido esmaecida frente a uma memória geral dainstituição. A pesquisa baseou-se na revisão de literatura para formação do capítulo I e contarácom a pesquisa de campo e análise documental para investigação do objetivo proposto.

Palavras-Chave: Museus; formação de acervos; colaboradores; SPHAN