• 17, Setembro - 2021
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Práticas Informacionais na Pandemia de Covid-19 e os impactos da Infodemia, da Desinformação e da Pós-verdade
    • Andrea Heloiza Goulart
    • Dra. Ivette Kafure Muñoz
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno(a): Andrea Heloiza Goulart

Título: Práticas Informacionais na Pandemia de Covid-19 e os impactos da Infodemia, da Desinformação e da Pós-verdade

Data: 17/09/2021

Composição da banca:

Dra. Ivette Kafure Muñoz (Presidente)

Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG)

Dra. Raquel da Cunha Recuero (UFPEL)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dr. Claudio Gottschalg Duque (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/slO9WksFUEFN.

Resumo:  No final de 2019, a humanidade foi atingida por uma crise de saúde de proporções mundiais, que trouxe imensos desafios de ordem sanitária, mas também evidenciou problemas de caráter informacional, como a enorme quantidade de conteúdos problemáticos que passaram a circular acerca do coronavírus, sobretudo na internet. Em face de tal realidade, a pesquisa objetiva investigar, no âmbito das redes sociais, as práticas informacionais em relação à pandemia de Covid-19, com especial atenção aos modos pelos quais fenômenos como infodemia, desinformação e pós-verdade impactam os internautas. Trata-se de um estudo de usuários da informação apoiado no paradigma social e na perspectiva das práticas informacionais. Para se atingir tal finalidade, quatro grupos públicos do Facebook têm sido acompanhados por meio da Netnografia observacional não participante. As técnicas de análise adotadas são a Análise de Conteúdo, a Análise de Discurso Crítica e a Análise de Conceitos Conectados. Resultados preliminares demonstram elevada polarização entre os indivíduos, evidenciando que, no Brasil, a emergência sanitária é vista mais como um problema político do que, propriamente, de saúde pública.

Palavras-Chave: Covid-19; infodemia; desinformação; pós-verdade; práticas informacionais.