• 16, Novembro - 2021
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Olhares sobre a dança: os diferentes contextos documentais sobre a mesma imagem
    • Júlia Araújo Donato
    • Dr. André Porto Ancona Lopez
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Júlia Araújo Donato

Título: Olhares sobre a dança: os diferentes contextos documentais sobre a mesma imagem

Data: 16/11/2021

Dr. André Porto Ancona Lopez (Presidente)

Dra. Telma Campanha de Carvalho Mádio (UNESP)

Dra. Eliane Braga de Oliveira

Dra. Ivette Kafure Muñoz (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/seMJCKFRSdUf

Resumo: A pesquisa partiu do entendimento de que os documentos fotográficos, em termos arquivísticos, costumam ser tratados sem qualquer tentativa de contextualização documental, colocando em risco a finalidade do arquivo em integrar uma série documental, rompendo com a organicidade inicial dos documentos, comprometendo seu uso como prova. Além disso, os documentos fotográficos desempenham a função de recordação e servem como insumo para outras atividades e para a publicidade. Dessa forma, a pergunta de pesquisa foi: qual importância da análise dos contextos documentais para arquivos fotográficos de dança de salão do Distrito Federal? A divergência entre a utilização administrativa e social dos documentos fotográficas e a sua incorporação (ou a falta dela) nos arquivos e entendendo a ausência de informações consolidadas sobre a temática de documentos fotográficos de dança, foi a base para a compreensão do fenômeno da pesquisa. Optou-se pela escolha do material fotográfico de dança elaborado pela fotógrafa era a Priscila Nayade e divulgado via Facebook, e ali replicado. A fotografia possui maior alcance nas redes sociais em termos de divulgação, uma vez que os recursos necessários para a sua criação são mais simples e, normalmente, o primeiro contato de uma pessoa com a divulgação de algo se dá por meio de material fotográfico. Em face da diversidade cultural e dos documentos produzidos a partir da multiplicidade da dança, neste estudo, o objetivo geral é analisar a importância dos contextos documentais em arquivo fotográfico de dança de salão do Distrito Federal, entre os anos 2016 e 2019. Nessa direção, os objetivos específicos foram (i) identificar os arquivos fotográficos de dança de salão no Distrito Federal; (ii) mapear os contextos documentais em fotografias de dança de salão; e (iii) analisar a importância do mapeamento dos contextos documentais para acervos fotográficos de dança de salão. Defendeu-se que os diversos contextos em que uma mesma imagem pode estar inserida e que a utilização dessa fotografia pode apresentar valores diferentes, como recordação, publicidade e prova a depender de cada usuário.

Palavras-chave: Fotografia de dança, Priscila Nayade, Facebook, Ressignificação de fotografias.