• 06, Abril - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Armadilhas da preservação digital: fotografias da Justiça Eleitoral brasileira
    • Natália Lima Saraiva
    • Dr. André Porto Ancona Lopez (Presidente)
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Natália Lima Saraiva

Título: “Armadilhas da preservação digital: fotografias da Justiça Eleitoral brasileira”

Data: 06/04/2022

Dr. André Porto Ancona Lopez (Presidente)

Dr. Miguel Ángel Márdero Arellano (IBICT)

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes

Dra. Eliane Braga de Oliveira (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/sQnztWoLWR1Q

Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender os requisitos indispensáveis para a realização da preservação digital de documentos fotográficos. O objeto de estudo definido foi a preservação digital no universo do patrimônio fotográfico da justiça eleitoral. Nesse contexto, o problema norteador desta pesquisa consistiu em responder às seguintes perguntas: quais os requisitos indispensáveis para a realização da preservação digital de fotografias? Como os processos de gestão podem influenciar nas ações de preservação digital e na garantia de acesso à informação em longo prazo? A pesquisa definiu a caracterização do caso como unidade delimitada e contextualizada, buscando representar a preservação digital no contexto do Ciclo da Informação e da Fotodocumentação. Foi definido o processo de registro de candidatura política como referência para análise e estudo do comportamento do documento fotográfico por compreender que esse é o início do processo político eleitoral no Brasil e que o documento fotográfico nesse fluxo informacional se converte em um recurso estratégico. A pesquisa descreveu as medidas e políticas adotadas pelo Poder Judiciário Eleitoral que contribuem com a preservação a longo prazo das fotografias digitais. Preservação digital essa que prevê uma série de atividades e ações estratégicas para garantir que os objetos digitais possam ser localizados, disponibilizados, reproduzidos, utilizados e compreendidos ao longo do tempo. Neste ínterim, a pesquisa fez uso da metodologia de estudo de caso a fim de facilitar a formulação de diretrizes de manutenção de documentos fotográficos digitais, além de auxiliar na compreensão de estratégias para a avaliação e preservação desses documentos digitais autênticos.

Palavras-Chave: Ciclo da informação. Ciência da Informação. Fotodocumentação. Justiça Eleitoral Brasileira. Preservação digital