• 04, Maio - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • OS EFEITOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE ARQUIVOS LITERÁRIOS NO BRASIL: uma análise da produção sobre a vida e obra de escritoras a partir dos seus acervos pessoais
    • Bruna Pimentel Lopes
    • Dra. Georgete Medleg Rodrigues
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Bruna Pimentel Lopes

Título: “OS EFEITOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE ARQUIVOS LITERÁRIOS NO BRASIL: uma análise da produção sobre a vida e obra de escritoras a partir dos seus acervos pessoais”

Data: 04/05/2022

Dra. Georgete Medleg Rodrigues (Presidente)

Dr. Renato de Mattos (UFF)

Dra. Eliane Braga de Oliveira

Dr. Carlos Henrique Juvêncio  (suplente/UFF)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/ihz0X2ONvQ4A

Resumo: Considerando o boom de obras biográficas e autobiográficas, divulgadas tanto pelo mercado editorial quanto pelas instituições acadêmicas nos últimos anos, este projeto de pesquisa de doutorado busca investigar a influência dos arquivos literários femininos custodiados pelo Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), vinculado à Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e pelo Departamento de Literatura do Instituto Moreira Salles (IMS) como fontes de pesquisa para a produção de estudos sobre suas titulares. O universo da pesquisa compreende, assim, as duas instituições citadas e o corpus de análise são vinte e cinco fundos arquivísticos. A partir de uma abordagem qualitativa, procede-se ao método de pesquisa documental com o propósito de identificar as produções sobre as titulares desses acervos e mapear o perfil dos usuários dos arquivos literários femininos, verificando os aspectos que baseiam a pesquisa nesses arquivos. Desse modo, ao final do estudo pretende-se apresentar um panorama sobre os usos e usuários desses acervos, de modo que será possível inferir as razões que impactam a visibilidade dos arquivos literários femininos e, consequentemente, os aspectos que têm influenciado as pesquisas nesses conjuntos documentais.

Palavras-Chave: Arquivos femininos; arquivos literários; usuários de arquivos. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira; Departamento de Literatura do Instituto Moreira Salles.