• 09, Maio - 2022
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Design da informação nas práticas informacionais da leitura digital: estudo de caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
    • Fernanda Rodrigues Bertoldo
    • Dra. Ivette Kafure Muñoz
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Fernanda Rodrigues Bertoldo

Título: “Design da informação nas práticas informacionais da leitura digital: estudo de caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios”

Data: 09/05/2022

Dra. Ivette Kafure Muñoz (presidente)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dra. Virgínia Tiradentes Souto (IDA/ DIN/UnB)

Dr. Claudio Gottschalg Duque  (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/g9rt83mdqJc0

Resumo: O estudo analisa as práticas informacionais em contextos digitais, abordando de forma mais detalhada as práticas envolvidas na leitura da informação digital. O objetivo geral delimita-se em investigar qual o impacto do design da informação nas práticas informacionais da leitura digital no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A abordagem adotada é, predominantemente, qualitativa com característica descritiva, a partir da realização de entrevistas e amostragem intencional não probabilística. Desse modo, foi realizada revisão de literatura em trabalhos e obras relacionados às práticas informacionais, à leitura da informação digital e ao design da informação. Entrevistas semiestruturadas com 18 participantes também foram realizadas no intuito de observar a implicação dos diferentes contextos nas práticas informacionais dos entrevistados, bem como as reações e experiências dos participantes diante de duas diferentes representações de um mesmo conteúdo, que tratou sobre tema relacionado à saúde e bem-estar. Fatores como a velocidade e o volume de informações são abordados como parte do cenário contemporâneo que contempla telas para acesso à informação, tanto para relações e tarefas pessoais da vida cotidiana como para relações de trabalho. Nessas circunstâncias, a leitura mais superficial e fragmentada foi uma prática identificada de forma recorrente, na bibliografia examinada. Os resultados das entrevistas, bem como a literatura investigada, também indicam que a informação representada a partir do uso de técnicas do design da informação, especialmente com a utilização de elementos visuais, contribui para o estímulo da leitura e para a atração da atenção do leitor da informação no meio digital.

Palavras-Chave: Práticas informacionais; Leitura; Informação digital; Design da informação