• 26, Julho - 2022
    • TESE DE DOUTORADO
    • Sistemas de Informação de Pesquisa em Andamento (Sistemas CRIS): presente, passado e futuro condicional
    • Hélia de Sousa Chaves Ramos
    • Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares
    • TESE

Aluno (a): Hélia de Sousa Chaves Ramos

Título: Sistemas de Informação de Pesquisa em Andamento (Sistemas CRIS): presente, passado e futuro condicional

Data: 26/07/2022

Horário: 14H30

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares (Presidente)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT)

Dra. Cecília Leite Oliveira (IBICT)

Dra. Maria Margaret Lopes (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/gGkjlUxTHrhr

Resumo: O tema central desta pesquisa são os sistemas de informação de pesquisa em andamento, conhecidos por sua sigla CRIS, que registram informações de cada etapa da atividade de pesquisa, permitindo conhecer o esforço de um país no financiamento da sua ciência, integrado por projetos, pesquisadores, publicações, dados de pesquisa, infraestruturas de pesquisa, sendo o modelo mais utilizado. O objetivo geral é passar em revista a história do Brasil para explorar os antecedentes da constituição dos agentes da pesquisa científica, como universidades, instituições de pesquisa, agências de financiamento, pesquisadores e ações governamentais decorrentes, assim como sistemas de informação de registro dessas atividades. A pesquisa é de natureza exploratória, dada a ausência de estudos embasados nos temas expostos; particularmente no quesito sistemas de informação de pesquisa, cujos resultados nos colocam diante de um passado inovador, inesperadamente retirado de circulação. Fatos, argumentos e explicações são sustentados por dados estatísticos extraídos de fontes oficiais no tema em questão, por material de arquivo governamental e publicações como teses, dissertações, artigos de periódicos, relatórios de pesquisa, livros, alguns deles baseados em material de arquivo histórico. Conclui que o Brasil desenvolveu vários sistemas de acompanhamento da pesquisa, todos interrompidos por falta de políticas e apoio para sua continuidade e que o futuro está depositado em sistemas do tipo Current Research Information Systems (CRIS).

Palavras-Chave: Organização da Informação e do Conhecimento. Sistemas de Informação de Pesquisa. Sistemas CRIS. Políticas de Ciência e Tecnologia. História da Ciência