• 30, Agosto - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • Dados abertos governamentais: diretrizes para o compartilhamento de dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras
    • Juliana Aretz Cunha de Queiroz Afonso Detoni
    • Dr. Murilo Bastos da Cunha
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Juliana Aretz Cunha de Queiroz Afonso Detoni

Título: Dados abertos governamentais: diretrizes para o compartilhamento de dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras

Data: 30/08/2022

Horário: 09H00

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dr. Murilo Bastos da Cunha (presidente)

Dra. Ivette Kafure Muñoz

Dra. Maíra Murrieta Costa (MCTI)

Dr. Fernando William Cruz  (FGA/UnB) (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/gCXs9d0y78nQ

Resumo: Open Government Data é um movimento crescente onde os dados coletados pelos governos federal, estadual e municipal, são disponibilizados gratuitamente ao público para uso, reutilização e redistribuição. Nesse sentido, a presente pesquisa busca apresentar diretrizes para o compartilhamento de dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras, considerando o que preceitua as iniciativas de governo aberto, os dispostos na Lei nº 12.527, de 2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação e no Decreto nº 8.777, de 2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, utilizando como parâmetro os indicadores de desempenho para bibliotecas elaborados pela norma ISO 11620:2014. Na metodologia serão aplicados os instrumentos de coleta de dados e análise quanti-qualitativa. Na etapa de levantamento de dados, realizada no painel de dados abertos da Controladoria Geral da União e no Painel Brasileiro de Dados Abertos, revela que a maioria das universidades federais brasileiras não contempla em seus Planos de Dados Abertos e na abertura de seus dados, dados sobre suas bibliotecas, o que evidencia o não cumprimento do disposto no manual de boas práticas elaborado pela Controladoria-Geral da União e a baixa representatividade das bibliotecas nessas importantes fontes de informação para a sociedade.

Palavras-Chave: Biblioteca digital. Dados abertos. Indicadores de desempenho.