• 23, Setembro - 2022
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    • Esquecimento, Memória e Regime de Informação: análise do livro 1984, de George Orwell
    • Jamenson Araujo de Freitas
    • Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes
    • DISSERTAÇÃO

Aluno (a): Jamenson Araujo de Freitas

Título: Esquecimento, Memória e Regime de Informação: análise do livro 1984, de George Orwell

Horário e data: 23 de setembro de 2022, às 10h00

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (presidente)

Dr. Clovis Carvalho Britto

Dr. Carlos Henrique Juvêncio da Silva (UFF)

Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/mPxEBXubaF6A

Resumo: Esta pesquisa procura articular dois domínios de conhecimento: a Ciência da Informação e a Literatura. Seu pressuposto teórico são de duas naturezas. A primeira diz respeito ao trabalho dos agentes de informação (arquivistas, bibliotecários e museólogos) que, por meio da organização e representação da informação tornam possíveis a construção de narrativas que os aproximam do escritor de ficção. A segunda diz respeito à compreensão que os documentos que chegam até nós são representações do passado, ou seja, dizem respeito a processos inacessíveis, em sua imanência, ao presente. A metodologia escolhida foi a apresentação de uma possível trajetória do escritor George Orwell, construída a partir da ideia de contexto no diálogo com a própria emergência do campo de conhecimento da Ciência da Informação. Os resultados reforçam a compreensão de documento como representação de uma informação que aproxima os leitores (de ficção ou não) de espaços de experiência ocorridos em um determinado passado, ao tempo que reforçam as discussões contemporâneas sobre questões relacionadas a verdade e a pós-verdade.

Palavras-Chave: Ciência da Informação; ficção; documento; pós-verdade; George Orwell.