• 31, Outubro - 2022
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • Um Museu Nacional da República em Brasília: aspectos sobre a formação de um acervo de artes visuais
    • Sara Seilert
    • Dra. Ana Lucia de Abreu Gomes
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Sara Seilert

Título: Um Museu Nacional da República em Brasília: aspectos sobre a formação de um acervo de artes visuais

Data: 31 de outubro de 2022

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Dra. Ana Lucia de Abreu Gomes (presidente)

Dr. Clovis Carvalho Britto (PPGCINF)

Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)

Dr. Cayo Vinicius Honorato da Silva  (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/lnZcR3AeukbL

Resumo:  A pesquisa aqui apresentada propõe uma análise sobre o percurso de criação do Museu Nacional da República em Brasília, museu público administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e aspectos sobre a formação de seu acervo.
      Interessa-nos analisar o percurso de criação de um "museu nacional" em Brasília, entender sua trajetória de funcionamento, colecionamento e gestão, o que o fez configurar-se como um museu de artes visuais desde sua inauguração em 2006, levantando, assim, considerações acerca das políticas da área cultural e das relações dessas com a memória social. Para essa
      abordagem, buscamos propor um debate sobre a concepção de "nação" e "nacionalidade" presente em seu nome e, ainda, sobre o perfil curatorial de seu acervo, investigar as possíveis contribuições para a descentralização de uma narrativa hegemônica da arte brasileira.

Palavras-Chave: Museu Nacional da República; Brasília; museu; formação de acervo; artes visuais.