• 29, Março - 2023
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • DADOS NULOS, NEGATIVOS OU INCONCLUSIVOS: ESTUDO COM PESQUISADORES DA REDEBRASIL NO CONHECIMENTO, BUSCA, USO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA.
    • Denise Oliveira de Araújo
    • Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Denise Oliveira de Araújo

Título: DADOS NULOS, NEGATIVOS OU INCONCLUSIVOS: ESTUDO COM PESQUISADORES DA REDEBRASIL NO CONHECIMENTO, BUSCA, USO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA.

Data: 29/03/2023

Composição da banca:

Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão (presidente)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dra. Ana Valéria Machado Mendonça (UnB / FS)

Dra. Meri Nádia Marques Gerlin (suplente) (UFES)

Videoconferência: https://join.skype.com/o7mpvyHVkEze

Resumo: Apresenta um estudo acerca da competência dos pesquisadores(as) da RedeBRASIL em relação aos dados nulos, negativos ou inconclusivos. Objetiva, no âmbito geral, investigar as estratégias procedurais e ferramentais adotadas pelos(as) pesquisadores(as) da RedeBRASIL no que tange ao conhecimento e uso de dados/resultados nulos, negativos ou inconclusivos no âmbito da Saúde Coletiva. Pretende-se, especificamente: traçar o perfil dos pesquisadores atuantes em investigações no campo da Saúde Coletiva, a partir de suas competências; verificar o nível de conhecimento que os pesquisadores possuem sobre dados nulos, negativos ou inconclusivos, considerando o contexto motivador para usarem este tipo de dados em pesquisas; identificar fontes de informação em saúde e plataformas digitais que disponibilizam dados nulos, negativos ou inconclusivos utilizados pelos pesquisadores; e analisar as estratégias adotadas pelos pesquisadores na busca, uso e compartilhamento de dados nulos, negativos ou inconclusivos. Discute, para fins de fundamentação teórica, a respeito de: dados de pesquisa; dados nulos, negativos ou inconclusivos, assim como os respectivos aspectos tangentes à publicização de tais resultados, sob a perspectiva de autores da Ciência da Informação e dos teóricos David Bloor e Karin Knorr-Cetina; Saúde Coletiva; Informação em Saúde; e Competência em Informação. Vislumbra-se metodologicamente, de maneira preliminar, a realização de um estudo cuja concepção filosófica é o Construtivismo Social, a natureza é básica, a tipologia é descritiva, os procedimentos técnicos são pesquisas bibliográficas e documentais e a abordagem de coleta de dados dar-se-á por triangulação de metodologias, em sentidos quantitativo e qualitativo. Pretende-se, enquanto instrumento de pesquisa, aplicar um questionário junto aos membros da RedeBRASIL, os quais são brevemente descritos na proposta metodológica.

Palavras-Chave: CoInfo; Competência em Informação; dados negativos; dados nulos.