• 25, Agosto - 2023
    • Qualificação de Mestrado
    • A gestão dos documentos arquivísticos digitais no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: percepções e desafios para sua aplicação
    • Alexandre Olimpio Barbacena
    • Cynthia Roncaglio
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Alexandre Olimpio Barbacena

Título:A gestão dos documentos arquivísticos digitais no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: percepções e desafios para sua aplicação

Data: 25 de agosto de 2023

Horário: 14h30

Composição da banca:

Dra. Cynthia Roncaglio (presidente)

Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (PPGCINF)

Dr. Renato Pinto Venâncio (UFMG)

Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (PPGCINF / suplente)

Local da realização da banca:

Resumo: As inovações tecnológicas impactam no modo como as instituições produzem e tratam os documentos de arquivo. A adequada gestão dos documentos digitais é condição necessária para se garantir economicidade, transparência e o eficaz apoio aos procedimentos administrativos nas ações governamentais. Nesse cenário de produção de documentos digitais, busca-se analisar o modo como a gestão documental tem sido aplicada e os procedimentos e estratégias que possam contribuir para sua efetiva aplicação nos documentos arquivísticos digitais produzidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O crescimento do registro das informações em documentos digitais e o direito de acesso à informação conferem relevância sobre pesquisas que tratam da gestão dos documentos arquivísticos digitais. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativo de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso abalizado por uma análise interpretativa dos fenômenos organizacionais, a fim de permitir o aprofundamento da compreensão da organização, em relação à gestão dos documentos digitais. A base teórica explorou conceitos da Arquivologia e da Ciência da Informação para fundamentar os questionamentos abordados neste texto. A conclusão apresenta o panorama atual dos documentos arquivísticos digitais na Administração Pública Federal.

Palavras-Chave: Administração pública. Gestão de documentos. Documento arquivístico digital. MCTI.