• 01, Fevereiro - 2024
    • TESE
    • Entre inquéritos, manuais de coleta e coleções: uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1913-1964)
    • Jean Costa Souza
    • Clovis Carvalho Britto
    • TESE

Discente:  Jean Costa Souza

Título: Entre inquéritos, manuais de coleta e coleções: uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1913-1964)

Horário e data: 01/02/2024, às 14h00

Composição da banca:

• Clovis Carvalho Britto – Presidente (PPGCINF/UnB)

• Ana Lúcia de Abreu Gomes – Membro Interno (PPGCINF/UnB)

• Carlos Henrique Juvêncio da Silva – Membro externo (UFF)

• Elder Patrick Maia Alves – Membro externo (UFAL)

• Rodrigo Rabello da Silva – Suplente (PPGCINF/UnB)

Local da realização da banca (híbrida): sala de defesa 213, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI / UnB) e por meio do Skype, no link:

Resumo: Esta tese analisa o campo informacional brasileiro por meio de sua interface com o campo do Folclore, com o intuito de compreender as práticas documentárias forjadas pelos folcloristas no período de 1913 a 1964. Para tanto, examina os protocolos de pesquisa e documentação do folclore, visando identificar e analisar as práticas documentárias a partir da produção de inquéritos, manuais e coleções museológicas. O objetivo é demonstrar como os folcloristas criaram padrões de coleta a partir de redes manifestas em sociedades científicas, institutos e em uma campanha nacional. Dessa forma, elege como objetivos específicos: I - mapear as tendências de conhecimento classificadas como Folclore, em âmbito internacional, com destaque para identificação de intelectuais que integraram o campo informacional entre os finais do século XIX e início do século XX; II - identificar as práticas documentárias que conformaram instituições e redes em torno do conceito de Folclore no Brasil, a partir da produção de inquéritos, manuais de coleta e coleções agenciados por intelectuais nas primeiras décadas do século XX; III - analisar os recursos informacionais utilizados por alguns folcloristas nos processos de institucionalização do Folclore, com base na criação de órgãos e instrumentos responsáveis pela documentação da informação no Brasil; e IV - examinar as condições de possibilidade que contribuíram para a produção de um manual coleta do folclórica, seus modos de registro e seu impacto para construção de bibliografias, museus, arquivos e bibliotecas. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, se fundamentou no referencial teórico-metodológico do sociólogo Pierre Bourdieu, em seu conhecimento praxiológico. Com base em uma etnografia de documentos multissituada e no paradigma indiciário, a investigação evidenciou o modo como os folcloristas, em suas experiências no campo informacional, produziram diversas práticas documentárias. Conclui, portanto, que os inquéritos e os manuais de coleta consistiram em algumas das principais estratégias mobilizadas em busca do reconhecimento da cientificidade do campo do Folclore.

Palavras-Chave: Campo Informacional. Documentação. Ciência do Folclore. Manuais de coleta. Etnografia de documentos.