II SIMPÓSIO NACIONAL DE CRÍTICA GENÉTICA E ARQUIVOLOGIA

Segunda, 14 Julho 2014 21:54

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI, em parceria com o GT de Crítica Genética da ANPOLL e o NAPCG da Universidade de São Paulo,  promovem  o II Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, em Teresina-PI, no segundo semestre de 2014, visando difundir as pesquisas sobre o processo de criação no Brasil. Um evento bienal que reúne pesquisadores de todo o país.   Em sua segunda edição, o II Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia terá como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Esse grupo  de pesquisa desenvolve  atividades voltadas para os estudos da  criação  na literatura, atuando, desde 2010, quando da sua origem. A ação dos pesquisadores busca fortalecer os estudos sobre Literatura Piauiense, sua produção, história, crítica e processo de criação, evidenciando a dinâmica da ação criadora especialmente nos manuscritos; como também em organização, preservação e divulgação de arquivos. Afora isso, atua em diferentes áreas de ação da Universidade Estadual do Piauí. Neste sentido, será mais uma ação fortalecedora dos trabalhos realizados pelos grupos de pesquisadores em Crítica Genética e Arquivologia piauienses, nordestinos e brasileiros.

O evento atende, igualmente, ao desejo da comunidade científica piauiense de promover o intercâmbio entre os centros de pesquisas genéticas e arquivistas já consolidados e novos centros do país, em pleno desenvolvimento. Assim, o investimento de sediarmos um evento nacional dá-se porque não há mais fronteiras entre as produções locais e as nacionais. Logo, os fóruns de discussões em criação literária que sempre ficaram concentrados no eixo sul-sudeste passam a ocupar um novo espaço geográfico: o Nordeste.
     O II Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia objetiva refletir sobre a criação de textos verbais e não-verbais produzidos nas artes (literatura, artes plásticas  e cinema), registrando a diversidade dessas  manifestações  como produto estético, cultural, ideológico, político e histórico de seus lugares representativos e  de suas relações  interdisciplinares e multidisciplinares do processo criador. Além disso, reforçará também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador, dentre elas: história, teoria da literatura,  crítica literária, semiótica, sistema de informação e arquivologia. Assim, o Simpósio se propõe a dialogar com aéreas das ciências humanas, sociais, naturais e tecnológicas, visando problematizar recortesda criação possíveis de ser analisados sob vários olhares.
     O II Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, portanto, tem por meta tratar de temas como: processo de criação, teoria da criação, tradução genética, sistemas semióticos, organização epreservação de arquivos  e outros temas pertinentes ao contexto acadêmico de ensino de Literatura, História, Arqueologia e Biblioteconomia. Logo, o valor da cultura passa a ser de interesse do poder público, da sociedade e da universidade. Assim sendo, cabe ao evento promover estudos sob a ótica da interdisciplinaridade e discutir  a preservação das referências históricas e culturais, por meio da transmissão de conhecimento.