Curso: Conservação de acervos arquivisticos

Sexta, 25 Outubro 2013 13:24

Curso: Conservação de acervos arquivisticos. Paradigmas da conservação-restauração

Curso organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS – AAB, com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Professora Maria Luiza Ramos Soares, doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pelaUniversidade Politécnica de Valencia-Valencia-Espanha (2006). Mestre Em Ciência da Informação com concentração em Administração da Preservação – Columbia University. School of Library Service-NY-USA (1992).Bolsista do Instituto Getty Los Angeles-USA (1990).Especialização em restauração de papel pelo International Centre For Study Of Preserv. And Restorat. Of Cult. Property, ICCROM (Roma-Italia)(1986). Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978), Atualmente é professora convidada da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi estagiaria (bolsista) conservadora- restauradora da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal), Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, estagiaria bolsista no Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS-Paris-França), presidente da comissão de estudo de conservação na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT-RJ, presidente da Associação brasileira de conservadores restauradores de patrimônio cultural-ABRACOR (1996-2001) e tecnologista sênior III da Fundação Casa de Rui Barbosa (1978-2009). Professora Adjunta da UFRJ\EBA-Coordenadora do Curso de Conservação-Restauração de Bens Móveis.

Descrição: Curso de informação e treinamento com o objetivo de ampliar o campo de conhecimento da preservação, conservação e Restauração De Documentos gráficos. Analisar o processo estrutural das diferentes matérias nas diferentes coleções. Reconhecer as tramas sociais que determinam os processos de eleição e ou descartes dos objetos como fonte documental e as normas culturais de conservação. Os critérios de intervenções dos conservadores-restauradores sobre as diferentes óticas sócias. Princípios gerais de restauração de bens culturais. A ética do restauro. Teoria do restauro. Brandi. Uma metodologia crítica.

Programa

Conceitos Básicos sobre conservação-restauração de documentos arquivísticos O que? O como? E o porquê ?

O papel social da conservação

Memória e Patrimônio

Políticas de preservação

Política de preservação X gerencia de coleções

Biodegradação

Introdução aos conceitos de conservação-preventiva e conservação integrada

Gerenciamento de riscos

Aspectos econômicos da conservação

O profissional conservador-restaurador

Ética nas intervenções

O conservador-restaurador x Arquivista

Ações de conservação

Métodos de conservação para os acervos institucionais

Apresentação de estudos de casos

Carga horária: 16  horas.

Data: 11 e 12 de novembro de 2013

Horário: 9hs às 17 hs

Local: Sala de curso da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro

Investimento:
Pessoa Jurídica – R$ 600,00
Pessoa física – R$ 500,00
Estudante de Graduação – R$250,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.

Sócio pessoa jurídica – R$ valor do investimento R$ 340,00
Sócio pessoa física – valor do investimento: R$ 240,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 120,00

Inscrições até 07 de novembro de 2013

Procedimentos para inscrição

Preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco Itaú – Agência 0733 C/C 50748-7) e posterior envio do comprovante bancário e da ficha por Fax (021) 3852-2541 ou para o e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Preencha aqui sua ficha de inscrição (word)
Preencha aqui sua ficha de inscrição (pdf)

Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 13h às 16:30h

A inscrição somente estará efetuada após confirmação do pagamento.

Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.