Orquestra Sinfônica da UnB

Jueves, 23 Mayo 2013 16:55

Sob a batuta do maestro espanhol, Joan Pagés Valls, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Brasília se apresenta na quinta-feira (23/05), às 20h, no Auditório da Embaixada de Portugal, em Brasília. O evento faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, que teve início em 7 de setembro de 2012 e encerra sua programação no próximo 10 de junho.

A ópera La clemenza de Tito, de Wolfgang Amadeus Mozart, abre o concerto. Apresentada ao público, pela primeira vez, em 1791, foi a última ópera escrita pelo compositor austríaco. Em seguida será a vez do Concerto de Aranjuez, escrito em 1939 pelo espanhol Joaquin Rodrigo. A Sinfonia nº 5 em Dó menor de Ludwig van Beethoven, da fase de transição do estilo clássico para o romântico, encerra o concerto.
O violonista, arranjador, compositor e professor do Departamento de Música da UnB, Eustáquio Grilo é um dos convidados do evento. Ele participa como solista do Concerto de Aranjuez, produzido por Joaquin Rodrigo (1901/1999) para violão e orquestra.
O diretor da Casa da Cultura da América Latina, o professor Ebnézer Nogueira da Silva, é um dos integrantes da Orquestra Sinfônica da UnB, que fez sua primeira apresentação no dia 17 de abril deste ano no Auditório da Escola Americana, em Brasília.
Bacharel em piano, violoncelo, regência e música de câmara, o maestro Joan Pagés Valls é professor de regência da Universidade Franz Liszt de Weimar (Alemanha) e é titular da orquestra do Gymnasium Belvedere, tida como a mais antiga orquestra sinfônica jovem do mundo.
O evento é realizado pelo Departamento de Música da UnB e apoio da Casa da Cultura da América Latina da UnB e Embaixada de Portugal no Brasil.
Concerto da Orquestra Sinfônica da UnB
Dia 23 de maio (quinta-feira), às 20h, no Auditório da Embaixada de Portugal no Brasil (SES, Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 21)/Brasília (DF)
Orquestra Sinfônica da UnB:
Violinos I: Nadia Nedialkova, Vítor Eduardo, Iliana Nedialkova, Ayrton Pisco, Marcus Moreno, Luiz Paulo Dourado Freire, Ruth Oliveira, Thiago Romão, Jessé Silva Costa e Maycon Coelho;
Violino II: Thiago Francis, Brenda Holanda, Bianca Cristina, Bruno Arsky, Débora Luisy, Fernando Rosa de Almeida e Michele Louise;
Violas: Daniel Marques, Antonio Fabio Rodrigues, Washington Pereira, Carlos dos Santos Filho, Thomaz Rocha, Talita Paiva, Roberto Farias;
Violoncelos: Pedro Bielschowsky, Thales Rodrigues, Pâmela Duarte, André Dourado Freire e Arysselmo Lima;
Contrabaixos: Alexandre Antunes, Gabriel Preusse, Pedro Miranda e Luiz Gustavo Rezende;
Flautas: Mechthild Bier e Larissa Martins Barros;
Oboés: Bojin Nedialkova e Lucas da Cunha;