Bolsa para realizar pesquisas em universidades japonesas

Martes, 21 Mayo 2013 21:29

Oferece ao interessado oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa.

Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa.

a) Período:
Partida em abril: 2 anos (abril de 2014 a março de 2016) Partida em outubro: 1 ano e 6 meses (outubro de 2014 a março de 2016)

b) Requisitos:
- Nacionalidade brasileira
- Nível superior completo ou apto a se formar até junho de 2014;
- Idade até 34 anos em 1º de abril de 2014 (nascidos após 02/abril/1979);
- Conhecimento avançado da língua inglesa ou japonesa (necessário para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios);
- Disposição para aprender a língua japonesa e assistir aulas nesse idioma.
- Estar apto física e mentalmente para desenvolver pesquisas em universidades japonesas;
- Disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril, ou na 1ª semana de outubro de 2014;
- Excluem-se militares da ativa;
- Excluem-se estudantes que receberão bolsas de estudos de outras instituições durante o período de recebimento da bolsa MEXT;
- Excluem-se ex-bolsistas do MEXT com menos de 3 anos de retorno, exceto ex-bolsistas de Língua e Cultura Japonesa;
- Excluem-se brasileiros matriculados em universidades japonesas portadores do visto "as college student".

c) Benefícios:
- Bolsa no valor de 143.000 ienes mensais (aprox. R$2.920,06,para estudantes de pesquisa);144.000 ienes mensais(para estudantes de mestrado); 145.000 ienes mensais (para estudantes de doutorado). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Valores sujeitos a alteração.
- passagem de ida e volta
- isenção de taxas acadêmicas.

d) Inscrição: (somente para os residentes no DF,GO e TO. Outras localidades, deverão procurar o consulado do Japão de sua jurisdição)
Período: 2 a 29 de maio de 2013
Local: Embaixada do Japão, Departamento Cultural
SES Av.das Nações, quadra 811 lote 39 70425-900 Brasília-DF

Obs: Para os residentes em Goiás e Tocantins, receberemos a inscrição pelo correio, sendo que os documentos deverão chegar até o dia 27 de maio.
Residentes no Distrito Federal deverão fazer a inscrição pessoalmente.

Um orientador de bolsas atenderá durante o período de inscrição para tirar dúvidas sobre o processo de seleção. Agende antecipadamente através do telefone: (61)3442-4200.

e) Regulamento completo no site: www.br.emb-japan.go.jp

------------------------------------------------------------------------------------------
EMBAIXADA DO JAPÃO Departamento Cultural
SES Av. das Nações, quadra 811 lote 39 70425-900 Brasília-DF Tel:(61)3442-4200
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. http://www.br.emb-japan.go.jp

Nota divulgada pela
Assessoria de Assuntos Internacionais- INT
Setor de Divulgação e Eventos
Telefone: 3107-0465
e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Visite nosso site: www.int.unb.br (em manutenção)