• 27, Marzo - 2018
    • Defesa de Doutorado
    • Impactos da busca de informações não relevantes na produtividade de profissionais de Tecnologia da Informação
    • Maria Albeti Vieira Vitoriano
    • Profª. Dra. Kelley Cristine G. D. Gasque
    • Defesa de Doutorado

Aluno(a): Maria Albeti Vieira Vitoriano
      Título: Impactos da busca de informações não relevantes na produtividade de profissionais de Tecnologia da Informação

Data: 27/03/2018

Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado

Presidente: Profª. Dra. Kelley Cristine G. D. Gasque

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profª. Dra. Lívia F. de Carvalho

Membro Titular Externo: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Profª. Dra. Lillian Maria A. de Rezende Alvares

Membro Suplente: Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Resumo:

Pesquisa de doutorado desenvolvida com profissionais da área de infraestrutura de Tecnologia da Informação, que trabalham no Distrito Federal. Trata do impacto da busca de informações não relevantes, durante o horário de trabalho, por meio do acesso à internet. Informações não relevantes são aquelas que não auxiliam na execução das atividades profissionais, com possibilidade de causar dificuldades ou atraso na realização das tarefas. A pesquisa utiliza metodologia de natureza quanti-qualitativa, com aplicação de questionário e realização de entrevistas individuais, de natureza semiestruturadas. Os resultados mostram que os profissionais de infraestrutura de TI estão conectados a maior parte do tempo durante o trabalho e, em geral, acessam informações sem relevância para o trabalho imediato, fenômeno denominado cyberloafing. Os principais motivos para o acesso são atualização sobre os últimos acontecimentos, redução do nível de estresse e aumento do nível de conhecimento técnico. Há o reconhecimento que o acesso ao celular desvia a atenção, ainda assim, muitos profissionais criticaram as organizações que trabalha devido a prática de bloqueio de sites e conteúdos. Os principais impactos no trabalho são pouco aproveitamento do tempo para as tarefas na empresa e desvio da atenção. As organizações precisam se adaptar a essa nova realidade e encontrar soluções de gerenciamento e controle ao invés do uso, exclusivo, de ferramentas de bloqueio do acesso a certos tipos de sites e conteúdos.

Palavras-chave: Busca de informação. Cyberloafing. Informação não relevante. Informação relevante. Sobrecarga de informação.