• 28, Febrero - 2018
    • Defesa de Mestrado
    • Acessibilidade do catálogo em linha para usuários com deficiência visual
    • Laysse Noleto Balbino Teixeira
    • Dr.ª Ivette Kafure Muñoz
    • Defesa  Mestrado

Aluno(a) Laysse Noleto Balbino Teixeira

Título: Acessibilidade do catálogo em linha para usuários com deficiência visual

Data: 28/02/2018

Local: FCI

Terceira Opção: Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado

Presidente: Dr.ª Ivette Kafure Muñoz

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Dr.ª Candice Aparecida Rodrigues Assunção

Membro Titular: Dr.º Murilo Bastos da Cunha

Membro Suplente: Dr.ª Eliane Braga de Oliveira

Resumo: O avanço tecnológico trouxe consideráveis benefícios para vários aspectos da sociedade e a informação obteve cada vez mais valor com a sua disponibilização e disseminação. O catálogo público de acesso em linha (OPAC) é um reflexo desse avanço no âmbito da biblioteca, pois automatizou seus processos e possibilitou aos usuários possuírem a informação em qualquer tempo e lugar. No entanto, é imprescindível que este sistema esteja acessível a todos, inclusive às pessoas com deficiência. Esta dissertação consiste em um estudo de usuários, com propósito descritivo, de concepção pragmática e abordagem metodológica qualitativa com o intuito de verificar a acessibilidade digital do OPAC por meio de técnicas de entrevistas e de observação da tarefa. Para isso foram levantados os dados sociodemográficos dos usuários e as suas percepções do OPAC, também foi realizada uma tarefa de interação e, posteriormente, uma investigação das suas percepções quanto à acessibilidade após a interação. Contudo, este estudo visa levantar a questão de acessibilidade digital do OPAC para pessoas com deficiência visual na Ciência da Informação e em outras áreas e campos de pesquisa.

Palavras-chave: estudo de usuários; usuário com deficiência visual; acessibilidade digital; OPAC; catálogo em linha.