• 23, Febrero - 2018

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Profa. Dra. Laércia Abreu Vasconcelos

Membro Titular: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

Membro Suplente: Profa. Dra. Eliane Braga de Oliveira

Resumo: Os adolescentes atuais utilizam intensivamente a internet e os recursos tecnológicos, tanto para buscar e compartilhar informações, como para se relacionarem com outras pessoas. Com isso, desenvolve-se um estudo de usuários da informação, ancorado no paradigma social descrito por Capurro (2003), com o intuito de analisar as práticas informacionais dos adolescentes na internet, levando em consideração o contexto social em que estão inseridos. A fim de alcançar o objetivo, a pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar e, além de apresentar base teórica da Ciência da Informação, emprega conceitos da Comunicação Social, da Análise do Comportamento e da Psicologia Social. O estudo adota uma concepção pragmática e utiliza a estratégia de investigação dos métodos mistos. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no levantamento, no Discurso do Sujeito Coletivo e no estudo comparativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com adolescentes e adultos do Distrito Federal.

Palavras-chave: Adolescência. Internet. Estudo de usuários. Práticas Informacionais. Estudos de Recepção. Análise do Comportamento. Representações Sociais.