• 22, Marzo - 2019
    • Relatório de Dissertação de Mestrado
    • Documentos de arquivo na filmografia brasileira sobre a ditadura militar (1964-1985).
    • Rafael Augusto Mendes Rosa
    • Profª Doutora Georgete Medleg Rodrigues
    • Relatório de Dissertação de Mestrado

Aluno(a): Rafael Augusto Mendes Rosa

Título: Documentos de arquivo na filmografia brasileira sobre a ditadura militar (1964-1985).

Data: 22/03/2019

Horário: 14h30

Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado:

Presidente: Profª Doutora Georgete Medleg Rodrigues (UnB/PPGCINF)

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Profª Doutora Rosa Inês de Novais Cordeiro (UFF)

Membro Titular: Profª Doutora Cynthia Roncaglio (PPGCINF/UnB)

Membro Suplente do PPGCINF: Profª Drª Eliane Braga de Oliveira (PPGCINF/UnB)

Resumo: Usados como fontes de pesquisa e meios de reconstrução de memórias os documentos de arquivos também são usados para a criação de narrativas cinematográficas. A partir do uso dos documentos de arquivo no cinema o objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar como os arquivos são usados e ressignificados na produção cinematográfica sobre o período da ditadura militar (1964-1985) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e explicativa e os procedimentos metodológicos compreenderam o levantamento da produção fílmica sobre o período da ditadura militar identificação dos documentos de arquivos utilizados nos filmes com e a aplicação de questionário aos diretores dos filmes analisados A análise dos dados foi baseada nos descritores temáticos, onomásticos e geográficos coletados na análise fílmica. Utilizou-se com parâmetros de análise categorias de enquadramento desses usos. p Conclui que dentre os filmes analisados cerca de 90% são documentários e 10% filmes de ficção, lançados em sua grande maioria a partir dos anos 2000, sendo marco o ano de 2013 com dez filmes lançados, e que os gêneros mais utilizados são o iconográfico e o fílmico seguidos dos gêneros hemerográfico, textual, sonoro e cartográfico. A ressignificação dos documentos de arquivo se dá na maioria dos usos como marco do real, seguido pela contaminação da ficção, falsificação da ficção e distanciamento do real. Os filmes aqui analisados reconstroem memórias plurais acerca da ditadura militar, inclusive partindo de histórias e acervos privados que se entrelaçam com a memória nacional do período, mas se mantêm no discurso acerca dos temas mais abrangentes sobre a ditadura como o golpe militar e as práticas de tortura.

Palavras-chave: Documento de arquivo. Ditadura militar. Cinema