• 28, Febrero - 2019
    • Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
    • Dissertação de Mestrado

Aluno(a) Fernanda Werneck Côrtes

Título: Diversidade da Escultura Contemporânea: musealização e preservação da arte

Data: 28/02/2019

Horário: 16hs

Banca Examinadora de Defesa de Relatório Intermediário de Mestrado

Presidente: Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Membro Titular Externo ao PPGCInf: Prof. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP)

Membro Titular: Prof. Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (FCI/UnB)

Membro Suplente: Prof. Dra. Monique Magaldi (FCI/UnB)

Resumo: Essa dissertação tem como tema o processo de musealização, tendo como objeto de estudo as obras da exposição Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira, realizada em 1997 pelo Instituto Itaú Cultural e pelo Ministério da Cultura. Inserida no campo da Museologia e da Ciência da informação, a investigação busca contribuir para a reflexão acerca das estratégias de preservação e comunicação de obras realizadas para os espaços públicos abertos das cidades, com vistas à sua reapresentação em espaços tipicamente museológicos. O objetivo, portanto, é compreender como os museus acervam essas obras de arte, de modo a garantir a sua preservação e a sua difusão futura. Para tanto, utiliza-se de referencial bibliográfico das áreas de Museologia, História da Arte, Sociologia, História e Urbanismo, além de análise documental e entrevistas.

Palavras-chave: Arte urbana; Musealização; Diversidade da Escultura Contemporânea Brasileira.