• 02, Diciembre - 2019
    • Qualificação de Tese de Doutorado
    • Modelo informacional de comunicação baseado em significado e multimodalidade para suporte à comunicação oral
    • Marcelo Alves dos Santos
    • Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque
    • Qualificação de Tese de Doutorado

Aluno(a): Marcelo Alves dos Santos

Título: Modelo Informacional De Comunicação Baseado Em Significado E Multimodalidade Para Suporte À Comunicação Oral

Data: 02/12/2019

Presidente: Prof. Dr. Cláudio Gottschalg Duque

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Profª Drª Adriana da Silva (UFV)

Membro Titular: Profª Drª Ivette Kafure Muñoz

Membro Suplente: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

Resumo: Frente as dificuldades de comunicação enfrentadas por pessoas que não possuem oralidade (parte oral ou uso falado de uma língua), a possibilidade de simular modelos do mundo real de forma computacional capazes de reproduzir ou simular características humanas, surgem como uma possibilidade real para apoiar a necessidade de comunicar. Nesse contexto, a pesquisa propõe o desenvolvimento de um modelo informacional para comunicação oral valendo-se de conceitos aplicados na semiótica e na multimodalidade. O modelo propões atribuir ao significado um significante próprio, individual para produção de fala gerada por computador de qualquer palavra, frase ou expressão.

Palavras-chave: Comunicação. Multimodalidade. Semiótica. Linguística Computacional.

Inteligência Artificial.