• 12, Febrero - 2020
    • Defesa de Tese de Doutorado
    • A autoria única nos artigos de periódicos das áreas de informação no Brasil (2009-2017)
    • Daniela Gralha de Caneda Queiroz
    • Prof. Dr. Jayme Leiro Vilan Filho
    • Aluno (a): Daniela Gralha de Caneda Queiroz,

Título: A autoria única nos artigos de periódicos das áreas de informação no Brasil (2009-2017)

Data: 12/02/2020

Presidente: ProF. Dr. Jayme Leiro Vilan Filho

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Profª Drª Sonia Elisa Caregnato

Membro Titular Externo: Profª Drª Suzana Pinheiro Machado Mueller

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Prof. Dr. Fernando Cezar Lima Leite

Membro Suplente: Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha

Resumo:. : Esta pesquisa investiga a autoria única nos artigos de periódicos brasileiros das áreas de informação. Objetiva, assim, descrever as características da produção e do impacto científico, bem como conhecer as razões da autoria única nos artigos de periódicos brasileiros das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Museologia, no período de 2009 a 2017. Revisa, para tanto, aspectos da literatura relacionados à comunicação científica, autoria única e áreas de informação no Brasil. É um estudo de caráter descritivo, com abordagem mista e de natureza aplicada. Utiliza na fase quantitativa a bibliometria como método de pesquisa e a base de dados ABCDM, o software Harzing's Publish or Perish e a Plataforma Lattes para a coleta de dados, analisados no Excel, OpenRefine e Wordclouds.com. Usa na fase qualitativa a pesquisa de levantamento como método de pesquisa e a aplicação de questionário para a coleta de dados, cujas respostas foram apreciadas através da análise de conteúdo. Apresenta tabelas, gráficos e figuras que demonstram como resultados quantitativos: 1680 artigos de periódicos de autoria única, com taxa média negativa de produção de 2,79%; 1241 autores diferentes; predomínio do idioma português (92,59%); 27 periódicos, com média de 8,10 artigos por periódico, com destaque para Acervo, Em Questão e Estudos Históricos; destaque da área de pesquisa Outros (21,67%) e Ciência da Informação (21,19%); 3351 tipos diversos de palavras-chave, com ênfase para Ciência da Informação (1,95%) e museu (1,07%); 64,86% de artigos de cunho teórico; 61,02% dos elementos de autoria participantes de grupos de pesquisa; 82,38% de doutores e mestres, distribuídos em 99 áreas diferentes de formação acadêmica, com evidência para Ciência da Informação (26,49%) e História (15,24%); 386 instituições, com proeminência da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Minas Gerais, distribuídas em 24 estados - distinção para Rio de Janeiro (21,07%) e São Paulo (15,12%) - e 40 países estrangeiros - destaque de Portugal (3,75%) e Espanha (3,15%); Jorge Santa Anna, Carlos Alberto Ávila Araújo e Jéssica Camara Siqueira como os autores com maior produção; e 66 dos 313 artigos selecionados para a amostra da análise de citação são os artigos mais citados dos autores. Aponta como resultados qualitativos: razões para a autoria única - resultado de pesquisa individual e reflexão, resultado de trabalho acadêmico, desinteresse dos pesquisadores, enfoque pessoal, resultado de palestra, contratempo e convite do periódico; não houve, em sua maioria, colaboração nas pesquisas que originaram o artigo analisado; percepção de que à autoria múltipla é dada maior valorização pelas agências financiadoras de pesquisa, sistemas de avaliação, instituições de ensino e pesquisa ou colegas. Conclui com a ideia de que a autoria única não se extinguirá, em função das diferenças de formação acadêmica, nacionalidade e vínculo institucional dos autores e também em função da valorização da produção científica em autoria única, além das características intrínsecas do ser humano. Finaliza com a sugestão da continuidade da pesquisa, através da ampliação dos seus objetivos e da sua aplicação a outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Autoria única. Áreas de informação no Brasil. Comunicação científica. Bibliometria. Pesquisa de levantamento.