• 31, Julio - 2020
    • TESE DE DOUTORADO
    • A efetividade dos modelos de concessão de cotas de bolsas de pós-graduação: um estudo de bibliometria da produção acadêmico-científica de egressos e de análise dos fluxos informacionais em uma instituição de fomento à pesquisa no Brasil
    • Tarcisio Teixeira Alves Junior
    • Prof. Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • TESE DE DOUTORADO

Aluno (a):Tarcisio Teixeira Alves Junior

Título:A efetividade dos modelos de concessão de cotas de bolsas de pós-graduação: um estudo de bibliometria da produção acadêmico-científica de egressos e de análise dos fluxos informacionais em uma instituição de fomento à pesquisa no Brasil

Data: 31/07/2020

Horário14H00

Presidente: Prof. Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Membro Titular Externo à Universidade de Brasília: Prof. Fabio Mascarenhas e Silva (UFPE)

Membro Titular Externo: Prof. Marcio de Castro Silva Filho (USP)

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Prof João de Melo Maricato

Membro Suplente: Prof. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/vXrIsUS9q7v5

Resumo:A expansão da produção científica gerada pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação tornou necessário o desenvolvimento de metodologias para aferição da efetividade das ações institucionais, de forma a modular os esforços governamentais. As instituições de fomento à pesquisa precisam estar preparadas para lidar com a expansão do Sistema, visando ao aprimoramento dos processos de Gestão da Informação e do Conhecimento, objeto de estudo da Ciência da Informação. Os estudos bibliométricos, também integrantes do arcabouço conceitual e metodológico da Ciência da Informação, permitem a avaliação da produção científica considerando as particularidades das áreas do conhecimento. O presente estudo desenvolve uma análise dos modelos de concessão de cotas de bolsas em uma instituição de fomento à pesquisa nacional, por meio da bibliometria da produção científica gerada por egressos do SNPG. Bem como identifica e caracteriza os processos de gestão organizacional referentes ao fluxo informacional nas unidades operacionais da instituição, envolvidas na formatação dos modelos de concessão de bolsas. Nesse sentido, foram recuperados dados referentes à produção científica dos egressos em bases de dados mantidas na instituição, sendo posteriormente conduzida uma análise bibliométrica da produção, a partir de agrupamentos por áreas do conhecimento e programa de apoio institucional. Foram também prospectados e caracterizados os processos envolvidos no fluxo informacional relacionado à elaboração de modelos de concessão de bolsas pela instituição, por meio de pesquisa documental, observações in loco, entrevistas e questionários aos técnicos e gestores da instituição. Por meio da pesquisa documental exploratória realizada, restou comprovada a participação efetiva da instituição, apoiando diretamente os Programas de Pós-Graduação de todas as áreas do conhecimento. Verificou-se a existência de diferentes sistemas para o armazenamento e disponibilização das informações acadêmicas e de gestão de bolsas, evidenciando-se a necessidade de maior integração entre os mesmos, de forma a aperfeiçoar a tomada de decisões por gestores da instituição. Foi possível verificar o desempenho dos egressos a partir dos indicadores construídos no âmbito da análise bibliométrica, indicando que bolsistas dos Programas Demanda Social e PROSUP apresentaram o melhor desempenho em produtividade dentre os programas de apoio institucional. Enquanto bolsistas PROEX apresentaram maior qualidade da produção, embora existam variações de acordo com o período analisado e área de formação. O presente estudo visa contribuir com a alta demanda e grande escassez de pesquisadores advindos da área de Ciência da Informação nas temáticas de Estudos Métricos da Informação, e Gestão da Informação e Conhecimento em organizações públicas.

Palavras-chave: Instituição de fomento à pesquisa; Produção Científica; Bolsa de pós-graduação; Bibliometria; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento.