• 17, Agosto - 2020
    • Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Jane Dourado Arisawa Judici

Título: “Fluxos de informação e sua correlação com a inovação na Rede Inovagov”

Data: 17/08/2020

Presidente: Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Membro Titular Externo ao PPGCINF: Prof. Dr. José Humberto da Cruz Cunha (FACE/UnB)

Membro Titular (vinculado ao PPGCINF): Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de

Membro Suplente do PPGCINF: Profa. Dra. Eliane Braga de Oliveira

Vídeo Conferência:  https://join.skype.com/qgOEFL7S703w

Resumo:Considerando que a informação desempenha papel na geração de inovaçãonasorganizações públicas objetiva-seestudar nesta pesquisa o fluxo de informação no processo de caracterização da inovação no setor público. Dessa forma, foram considerados os processos, apresentados na literatura científica, que influenciam, entravam e os que criam condições organizacionais para a geração da inovação. É neste contexto que os estudos de fluxos de informação na Ciência da Informação (CI) têm suas contribuições nas Ciências Sociais e podem ser testados empiricamente em estudos de caso. Para tanto, este trabalho, esperousituar o estatuto teórico, sobrefluxos de informação nas organizações, e testar sua correlaçãoe aplicabilidade na gestão de inovação nas organizações do setor público.Com base no método qualitativo, descritivo e de estudo de casos múltiplos, e que teve sua amostragem em dez órgãos públicos brasileiros. Tem-se sua relevânciapara subsidiar o aprimoramento dos fluxos, especificamente na gestão da inovação e no desenvolvimento de pesquisas empíricas posteriores.Conclui-se que os requisitos de fluxos de informação são aplicáveis e manifestaram no setor público fluidez no processo de geração de inovação. Apesar desses requisitos de fluxo de informação não conseguirem captar toda a diversidade existente neste contexto, foi identificado e testado os elementos descritos na literatura e proposto um modelo de fluxo que abre o caminho para novos estudos empíricos para que desenvolva competências e intensifiquem seus esforços na promoção de fluxo de informação para inovação.

Palavras-chave:Fluxos de informação. Inovação no serviço público. Gestão da Informação.