• 08, Abril - 2021
    • RELATÓRIO INTERMEDIÁRIO
    • Análise do comportamento de pesquisa da informação on-line e a influência da atenção seletiva em estudantes de graduação
    • Elisa Raquel Sousa Oliveira
    • Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
    • RELATÓRIO INTERMEDIÁRIO

Aluno (a):  Elisa Raquel Sousa Oliveira

Título: “Análise do comportamento de pesquisa da informação on-line e a influência da atenção seletiva em estudantes de graduação”

Data: 08/04/2021

Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Dra. Livia Ferreira de Carvalho (UFG)

Dra. Ivette Kafure Munoz

Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão (Suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/DS6ArIWcxhxH

Resumo:  Aborda o comportamento de pesquisa informacional de estudantes dos cursos de graduação de Museologia e Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB), que frequentam as aulas da disciplina de Estudos de usuários. A presente pesquisa utiliza abordagem quanti-qualitativa. O aspecto cognitivo atenção e, consequentemente, os distratores atencionais estudados nos usuários servem como elementos para caracterização do comportamento informacional no processo de pesquisa. O principal fator que estimula a busca da informação é a própria necessidade de construção do conhecimento. A quantidade incipiente de estudos voltados para o estudo acerca da atenção seletiva durante pesquisas na internet vinculadas ao comportamento informacional é potencial obstáculo ao desenvolvimento do comportamento informacional de pesquisa.

Palavras-Chave:  Atenção. Pesquisa de informação on-line. Distratores